Aberto o processo de reconhecimento das congadas de Minas como patrimônio cultural brasileiro
Escrito porRedação Paranaíba FMem 6 de junho de 2018
Foi realizada em Uberlândia no último fim de semana que a reunião regional de Congadeiros, visando disseminar as discussões sobre o processo de reconhecimento das Congadas de Minas Gerais como patrimônio imaterial brasileiro junto àqueles que estão diretamente envolvidos com essa expressão cultural.
De acordo com informações, representantes de ternos de congadas das cidades de Uberaba, Campos Altos, Ibiá, Frutal, Monte Alegre de Minas, Rio Paranaíba e outras cidades da região participaram dessa reunião, comandada pelo historiador e presidente da Irmandade do Rosário de Rio Paranaíba, Jeremias Brasileiro.
O pedido de reconhecimento foi encaminhado por Uberlândia e apoio por diversos municípios. Após a solicitação de reconhecimento, o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI), por meio da Superintendência do IPHAN de Minas Gerais, deu início ao processo de identificação do bem cultural através de pesquisas e levantamentos.
Ainda foram realizadas reuniões regionais com o objetivo de apresentar os princípios básicos que norteiam a Política Nacional do Patrimônio Imaterial, bem como, repassar as informações levantadas até o momento, para a construção de consensos a respeito da continuidade do processo de reconhecimento.
Texto: Gilberto Martins