NOTÍCIAS

Chuva de meteoros é registrada em Patos de Minas; saiba como ver o pico do fenômeno


Seis câmeras (veja no vídeo acima) do Observatório IDS, em Patos de Minas no Alto Paranaíba, registraram cerca de 30 meteoros nas madrugadas de quinta (21) e sexta-feira (22). O fenômeno faz parte da chuva de meteoros Lyrids ou Líridas que ocorre desde o último dia 15 e atingirá seu pico na noite desta sexta-feira (22) e início da madrugada de sábado (23). O evento espacial poderá ser visto em todo o Brasil até o dia 30 deste mês.

De acordo com Ivan Soares, responsável pelo IDS, a chuva é considerada de média intensidade, mas os meteoros são brilhantes.

“O melhor horário para observação é nas madrugadas de céu claro. Para isso, basta procurar um local livre de poluição luminosa e de nebulosidade, como as áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos”.

Soares ainda ressalta que não se deve usar iluminação artificial, porque ela atrapalha a visão dos meteoros no escuro. “No caso da chuva Líridas, os meteoros irradiam da constelação de Lira, mas podem ser vistos em qualquer parte do céu. Para localizar a constelação, a sugestão é usar aplicativos, como Sky View e Carta Celeste, entre outros”, completou.

Segundo o Observatório Nacional, todos os anos, no final do mês de abril, o planeta Terra passa pelo rastro empoeirado do Cometa Tatcher e, desta passagem, resulta a chuva de meteoros chamada Lyrids ou Líridas, por estar localizada na direção da constelação de Lyra. Até o fim de abril, o planeta estará passando pela região do espaço onde estão os detritos do cometa. Durante o pico, que ocorrerá na noite do dia 22 para 23 de abril, será possível visualizar até 18 meteoros por hora, em condições ideais de visualização.

Segundo o astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do EXOSS – projeto brasileiro de pesquisas de meteoros com colaboração do ON, neste ano, a lua com cerca de 67% de iluminação vai atrapalhar a visibilidade dos meteoros menos brilhantes desta chuva.

O ON ainda informou que o melhor horário para ver a chuva de meteoros é a partir de 1h da manhã, no horário de Brasília, quando estará em uma boa altura em relação ao horizonte. As regiões Norte e Nordeste terão uma visão privilegiada.

Para observar a chuva de meteoros Lyrids, o ON orienta que é preciso estar em local de baixa poluição luminosa e olhar na direção norte. Para facilitar a orientação, o observador pode direcionar o braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o sol se põe (o oeste), assim ele estará de frente para o norte.

Meteoros também foram registrados em janeiro e março

O mesmo observatório mineiro já flagrou, ao menos, outros dois fenômenos vistos naquela região e também no Triângulo Mineiro apenas em 2022. No dia 14 de janeiro, moradores de Uberlândia, Patos de Minas, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes relataram terem visto um rastro de luz no céu seguido de um estrondo. Relembre no vídeo abaixo.

Na ocasião, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) calculou que o corpo celeste cruzou o céu a mais de 43 mil km e desapareceu a 18,3 km de altitude entre os municípios de Perdizes e Araxá.

Reveja o meteoro que causou explosão ao entrar na atmosfera em 14 de janeiro de 2022.

Reveja o meteoro que causou explosão ao entrar na atmosfera em 14 de janeiro de 2022.

Já no dia 26 de março, o IDS fez o registro de outro meteoro nos céus da região, este foi visto por moradores de Patos de Minas, Tiros, Abaeté, Cedro do Abaeté, São Gotardo, Rio Paranaíba e Carmo do Paranaíba. Confira no vídeo abaixo.

Meteoro é flagrado por observatório em Patos de Minas

Meteoro é flagrado por observatório em Patos de Minas

Com tanta chuva de meteoro, há chances de encontrar algum meteorito que tenha chegado até o solo. E você sabe o que fazer se encontrar algum? Diante dessa possibilidade, surgem algumas questões: ele pode ser tóxico? Um meteorito pode atingir alguém aqui na Terra? É ilegal guardar? Posso lavá-lo? E vendê-lo? O docente de geologia, Felix Nannini respondeu diversas perguntas sobre o assunto e você pode conferir na reportagem abaixo:

  • Olhe para cima: e se eu encontrar um meteorito? Fenômeno volta a ser visto no céu de MG; professor da UFU dá dicas e fala curiosidades

O que são meteoros e chuvas de meteoros?

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido à ablação com a atmosfera terrestre e ao contato com moléculas de oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de “estrela cadente”.

Uma chuva de meteoros ocorre quando vários meteoros passam pelo céu noturno partindo aparentemente de um mesmo ponto: o radiante. No caso das Líridas o radiante está na constelação da Lira.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


22/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?