NOTÍCIAS

Programa de melhoramento genético voltado para pequenos produtores é lançado em Uberaba


Foi lançado oficialmente na última quinta-feira (17), em Uberaba, o programa “Mais Pecuária Brasil”, que visa proporcionar o melhoramento genético do rebanho de pequenos produtores com fornecimento gratuito de sêmens. Em janeiro, a Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri) já havia dado início ao cadastramento de interessados.

A iniciativa é da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), que adquiriu o material genético com a Alta Genetics do Brasil.

Participaram da solenidade de lançamento o presidente da Conafer, Carlos Lopes, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), a direção da Alta e lideranças do setor rural em Uberaba, além de agricultores familiares já inseridos no programa.

O secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, afirmou que o Mais Pecuária Brasil é um grande benefício para os pequenos agricultores, viabilizado através da parceria entre Conafer e a Prefeitura.

“O contrato, por período de quatro anos, prevê 600 prenhezes/ano, com o produtor recebendo total assistência técnica e tecnologia de ponta, através de sêmens adquiridos junto à Alta Genetics do Brasil”, destacou.

Ainda conforme Celani, o programa já começou com visitas dos técnicos da Sagri e veterinários da Confederação dos Agricultores aos primeiros produtores cadastrados.

“Após aprovação das estruturas do curral, da alimentação disponível e dos escores corporais das vacas selecionadas, é feito o diagnóstico de gestação confirmando ou não que a rês está vazia (não prenha). A partir deste quadro, dá-se início ao protocolo com a sincronização de cio e aplicação de hormônios, até culminar com a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)”, relatou.

O protocolo vai proporcionar ao pequeno produtor alcançar outros bons resultados na propriedade como:

  • menor intervalo entre os partos das vacas;
  • menor tempo de desmame;
  • bezerros mais pesados;
  • e restabelecimento corporal das vacas em tempo bem mais curto.

Com o programa lançado, o secretário do Agronegócio salientou que serão intensificados os trabalhos, tanto para novas adesões quanto para realização dos protocolos.

Para mais informações sobre o Mais Pecuária Brasil e visitas dos técnicos da Sagri para cadastrar a propriedade ao Programa, o interessado deve entrar em contato com a secretaria pelo telefone (34) 3318-0443.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


21/02/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?