NOTÍCIAS

Pureza e qualidade fazem a diferença no consumo do café | TRADIÇÃO CAFÉ


No dia 24 de maio é comemorado o dia nacional do café. A data marca o início da colheita do produto no Brasil.

Apesar de se tratar de uma bebida popular, o bom e tradicional cafezinho tem um público fiel e cada vez mais exigente. O sabor único e aroma inconfundível, deu ao café o posto de segundo lugar entre as bebidas mais consumidas nos lares Brasileiros, se tornando um item indispensável no dia a dia.

O processo para garantir a qualidade do produto vai desde a produção até a chegada na xícara do consumidor.

Café tradicional  — Foto: Shutterstock

Café tradicional — Foto: Shutterstock

Mas afinal, o que define a qualidade do cafezinho nosso de cada dia? O processo de qualidade começa na preparação do solo para plantio e cultivo da planta, passando pela colheita do fruto no período correto e a seleção dos melhores grãos para o processo de torrefação, que é uma das principais etapas para assegurar a qualidade e a sensação que o consumidor terá durante a degustação do produto. A intensidade do sabor, está diretamente ligada a torra que pode ser clara, média e escura, trazendo um sabor suave, intermediário ou intenso.

Na busca pela garantia, pureza e a qualidade e estímulo ao consumo do café, foram criados selos de certificação. Para isso, são coletadas amostras do produto através de auditoria, e analisadas em laboratórios credenciados pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). Posteriormente é feita uma análise sobre a qualidade do produto, para evitar que haja qualquer tipo de aditivo ou adulteração que comprometa a pureza do material.

Uma estratégia assertiva no combate a produção de cafés de baixa qualidade e alto índice de impureza. Posteriormente, sendo aprovado, os selos impressos nas embalagens dos produtos e disponibilizados para comercialização.

A ideia ajudou a amenizar os efeitos negativos na indústria cafeeira e auxiliou também na expansão do consumo da bebida, desmistificando a ideia de que “todo café é igual”. Iniciativas tomadas ao longo dos anos devolveram aos brasileiros a confiança de tomar um café puro e com qualidade.

Na hora de escolher o café, dê preferência para marcas com tradição de mercado e que priorizam a transparência e o respeito junto ao consumidor. Tendo assim, a garantia daquele cafezinho com aroma inesquecível, que vai bem em todas as ocasiões.



Fonte: G1


13/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?