NOTÍCIAS

Tubulação da Copasa é queimada durante incêndios e prejudica abastecimento de água em Rio Paranaíba

As queimadas das últimas horas em Rio Paranaíba causaram estragos à vegetação de preservação permanente e na Estação de Tratamento de Água da cidade. O abastecimento de água foi interrompido na tarde desta segunda-feira (20), devido a tubulação e os cabos de energia terem sido danificados.

De acordo com as informações o abastecimento em toda cidade foi retomado ainda na noite de ontem, mas fotos mostram a devastação da natureza na área próximo à nascente que abastece toda cidade. A todo, uma área de três hectares foi queimada e a situação revoltou ambientalistas e toda população.

Um caminhão pipa da prefeitura foi para o local controlar os focos de incêndio que persistiram durante toda a manhã de ontem. Nossa redação entrou em contato com a Copasa, a qual informou que apesar dos estragos na tubulação e na instalação elétrica, a qualidade da água não houve impacto.

De acordo com um professor da Universidade Federal de Viçosa, a vegetação queimada pode se recuperar sozinha, mas pode durar pelo menos 20 anos. E não foi só as áreas de preservação ambiental que ficaram danificadas com as queimadas desta segunda-feira (20).

No lixão da cidade, onde trabalhadores recolhe material reciclável para comercializar, um incêndio também queimou todo o material e a vegetação no local. De acordo com as informações do secretário de meio ambiente, Gimisson Ribeiro, oito cães, que ainda era filhotes, morreram carbonizados debaixo de um sofá, após tentaram fugir das fortes chamas que se alastraram rapidamente.

Ainda segundo o secretário, o prejuízo para os trabalhadores do local estará em torno de R$ 5 mil reais. Gimisson destaca que os caminhões pipa da prefeitura ficaram todo o trabalho de recardo das chamas nos três locais que foram incendiados e pede a colaboração da população quanto às queimadas.

Conforme a legislação brasileira, quem for flagrado colocando fogo em áreas de preservação ambiental ou em lotes vagos pode ser preso de um a cinco anos. No âmbito municipal, a multa pode chegar a R$ 6 mil para o responsável. Caso veja alguém praticando queimadas, denuncie à Polícia Militar pelo 190 ou (34) 3855-1282 ou mesmo para os fiscais de postura do município pelo telefone: (34) 9 9991-4770.




21/09/2021 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?