NOTÍCIAS

Secretarias de Saúde de Rio Paranaíba e Arapuá recebem 4 mil frascos de álcool em gel do campus da UFV

O campus Rio Paranaíba entregou mais três mil frascos de álcool em gel para a Secretaria de Saúde de Rio Paranaíba e outros mil frascos para a Secretaria de Saúde de Arapuá (MG) nesta quarta-feira (16), como parte do acordo para enfrentamento da covid-19 firmado com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Além da produção e distribuição de álcool em gel, o campus está trabalhando com o sequenciamento genético de amostras positivadas.

Esta é mais uma ação entre tantas que a comunidade universitária de Rio Paranaíba vem desenvolvendo desde o início da pandemia para contribuir com a sociedade. Nos últimos dois anos, de acordo com o diretor-geral do campus, Renato Ruas, mais de 30 cidades da região foram atendidas com a produção de álcool líquido, protetores faciais – Face Shield –, máscaras e a realização de testes RT-PCR, dentre outras ações.

“A produção do álcool na formulação em gel tornou-se possível com a aprovação de um projeto nos termos do edital 2021-I do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”, conta Renato. Com isso, segundo ele, foi possível adquirir equipamentos como envasadora e tanque misturador, além de acessórios necessários no processamento da formulação em gel. O diretor-geral destaca que esta produção acontece no novo laboratório vinculado ao curso de Química – Laboratório de Produção de Álcool em Gel.

Apesar dos desafios dos últimos dois anos, Renato ressalta que “a comunidade universitária de Rio Paranaíba não mediu esforços para ajudar a sociedade e fazer valer sua presença na região”. Ao mesmo tempo, conforme ele salienta, o campus soube aprimorar sua estrutura para oferecer melhores condições no ensino, pesquisa, extensão e inovação. Por meio de outros acordos, com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho de Patos de Minas (MG), assim como auxílios de instituições e empresários da região, além do apoio da reitoria da UFV, o campus passou a contar com três novos laboratórios – criados para a produção de itens de biossegurança e a realização de testes no período da pandemia. São eles: Laboratório de Diagnósticos Moleculares, coordenado pelo professor Rubens Pasa; Laboratório Maker Space, coordenado pela professora Raiane Gomes, e o Laboratório de Produção de Álcool em Gel, coordenado pelo professor Márcio Santos Soares.

Na fotografia abaixo, da esq. para a dir., estão os professores Márcio Soares, Fernanda Santiago, Renato Ruas; Larissa Christina, do hospital municipal de Rio Paranaíba; o professor Sidney Xavier; a secretária de Saúde de Rio Paranaíba, Márcia Elaine, e Fausto Boaventura, também do hospital.

Divulgação Institucional




17/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?