NOTÍCIAS

Emater-MG divulga levantamento de estimativa de área afetada pelas geadas

As geadas do mês de julho, em Minas Gerais, ocorreram em 257 municípios com áreas em produção de pastagens, grãos, frutas, hortaliças e flores. Do total de área cultivada com essas culturas, nos municípios onde foram registradas a ocorrência de geadas, estima-se que o fenômeno climático tenha afetado aproximadamente 31,7% da área, com prejuízos para cerca de 24 mil produtores rurais. Este foi o resultado do levantamento realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Pelo levantamento, estima-se que os grupos que tiveram mais produtores afetados foram os de pastagem, com cerca de 16.260, seguido pelos de olericultura (hortaliças) e de fruticultura, com aproximadamente 3.885 e 2.455 agricultores, respectivamente.

Com o levantamento, realizado pelos técnicos da empresa estima-se que foram afetados 1.235.448 hectares de pastagens, o que corresponde a aproximadamente 36,2% da área total ocupada com esta cultura, nas regiões onde ocorreram as geadas. A área ocupada com grãos com registro da ocorrência das geadas foi de aproximadamente 192.062 hectares (17,8% do total). Na fruticultura, a intempérie atingiu cerca de 16.622,7 hectares (28% do total dos pomares). As geadas também atingiram as áreas de cultivo de hortaliças em 13.942,5 hectares, ou 25,9% da área e de flores. Este segmento, embora restrito, foi o mais afetado, proporcionalmente ao total cultivado. Houve formação de geadas em 13,1 hectares de floricultura, o que corresponde a 39,5% da área plantada.

A pesquisa foi realizada nas seguintes Unidades Regionais da Emater-MG: Alfenas, Guaxupé, Lavras, Passos e Pouso Alegre, na região Sul do Estado; Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro; Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba; Juiz de Fora, na Zona da Mata; São João del Rei, o Campo das Vertentes; e Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis e Sete Lagoas, na região Central. As Unidades Regionais da Emater-MG são compostas por conjuntos de municípios, constituindo-se em uma microrregião de atuação da empresa. Ao todo, são 32 Unidades Regionais em todo o Estado.

Em 24,5% dos municípios onde ocorreram as geadas atingindo as lavouras, estima-se que os produtores necessitarão de acesso ao crédito ou ao seguro agrícola e, em outros 50,1% dos municípios, ainda não foi possível estimar esta necessidade. 7

Fonte: EMATER


17/08/2021 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?