NOTÍCIAS

Horário de fechamento dos reservatórios de água em Uberaba no fim de semana é ampliado


A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) decidiu ampliar o período de fechamento dos Centros de Reservação de Uberaba neste fim de semana. Agora, todos os reservatórios serão fechados entre 23h e 13h do dia seguinte, neste sábado (5) e domingo (6). Até então, o fechamento seria das 23h até 4h.

Segundo a Codau, abrange toda a cidade e visa agilizar a recuperação do nível dos reservatórios para melhorar a distribuição de água, já que o consumo está alto.

Desde o último fim de semana, a cidade tem registrado altas temperaturas e o consumo de água aumentou mais de 20%, mesmo índice do período seco.

“Este aumento equivale a uma população de cerca de 70 mil pessoas a mais consumindo água. Nós fechamos quatro reservatórios durante esta madrugada e a medida ainda não foi suficiente, por isso adotaremos a estratégia de fechar por um período mais longo todos os 11 Centros de Reservação ao mesmo tempo”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Souza Filho.

A Codau orienta que a população colabore e evite gastos excessivos de água até que o abastecimento esteja normalizado.

Alto consumo de água e intermitência do abastecimento

A Codau explicou que a recuperação dos níveis dos Centros de Reservação é uma manobra de engenharia para reequilibrar o sistema de distribuição de água na cidade.

A intermitência tem ocorrido desde o último domingo (27), quando as Estações de Captação e Recalque no Rio Uberaba foram desligadas por mais de 13 horas para manutenção preventiva.

Segundo a Codau, as intervenções foram necessárias para a melhoria da performance e a confiabilidade do sistema do Rio Uberaba, além de minimizar riscos de falhas. A situação gerou reclamações de moradores (veja o vídeo abaixo).

Além disso, desde a última segunda-feira (28), o poço profundo do CR-6, do Bairro Olinda, está paralisado. Ele apresentou uma falha mecânica e a empresa especializada foi acionada para realizar o conserto. O poço auxilia no abastecimento da região Oeste.

Moradores de Uberaba reclamam das constantes interrupções no abastecimento de água

Moradores de Uberaba reclamam das constantes interrupções no abastecimento de água

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


04/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?