NOTÍCIAS

Moradores de Uberlândia podem solicitar serviço de coleta seletiva de lixo em condomínios


Moradores de condomínios em Uberlândia podem solicitar a implementação do sistema de coleta seletiva de lixo. O serviço é de responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e atende 63 locais na cidade desde 2019, segundo o órgão. (Veja abaixo orientações sobre como fazer o pedido).

Conforme o Dmae, o sistema pode ser introduzido a partir da solicitação dos próprios condôminos. Na implantação, o Núcleo da Coleta Seletiva faz as orientações aos moradores, oferece apoio técnico e realiza o recolhimento uma vez por semana, conforme o calendário do serviço e a rota do ecocaminhão, que abrange 61 bairros do município.

  • Leia também: Bairro Panorama passa a ser atendido pelo serviço de coleta seletiva em Uberlândia

De acordo com o supervisor de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa, o processo de implantação do serviço conta com 3 etapas:

  • Instalação de abrigos: equipes realizam as orientações necessárias para que o condomínio instale um abrigo de resíduos, de forma que o lixo reciclável seja separado do não reciclável, identificando-os com adesivos e também coloque um cartaz com mais informações sobre a coleta;
  • Conscientização ambiental: equipes da coleta seletiva realizam uma atividade de educação ambiental para os moradores e funcionários do local, informando sobre o que é, como fazer e qual o objetivo de aderir à coleta seletiva.
  • Coleta e destinação dos recicláveis: uma vez por semana, assim que o abrigo dos resíduos estiver organizado e os moradores e funcionários estiverem conscientizados, serão coletados os resíduos e destinados para as associações e cooperativas de catadores.

Como solicitar o serviço?

Os condôminos que tiverem o interesse em aderir ao sistema de coleta seletiva podem entrar em contato com a equipe da coleta seletiva do Dmae pelos telefones (34) 3228-7744 ou (34) 3228-7746, ou pelo email [email protected].

Coleta seletiva é feita pelo 'ecocaminhão' em 61 bairros de Uberlândia, foto ilustrativa  — Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação

Coleta seletiva é feita pelo ‘ecocaminhão’ em 61 bairros de Uberlândia, foto ilustrativa — Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação

O ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos. No Centro da cidade, o veículo passa diariamente.

Conforme a Prefeitura, o carro tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização própria com aviso sonoro. Assim, os moradores podem colocar os recicláveis na rua.

Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico, destinado à coleta convencional).

  • Papel, vidro, plástico e metais;
  • Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet).

Cuidados na hora da separação do material reciclável

  • Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material;
  • Vidros: lave-os bem e retire as tampas;
  • Metais: latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento;
  • Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas;
  • Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


21/02/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?