NOTÍCIAS

Time de estudantes do campus Rio Paranaíba vence competição nacional de empreendedorismo social

O Time Enactus do campus Rio Paranaíba (CRP) da UFV conquistou, pela primeira vez, o título de campeão da competição nacional promovida pela Enactus, organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar estudantes a melhorar o mundo por meio da ação empreendedora. O evento, realizado de forma remota na última quinta-feira (22), contou com times representantes de mais de 50 universidades brasileiras, que apresentaram seus projetos desenvolvidos junto às comunidades e voltados para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Com a premiação, o Time UFV-CRP representará o Brasil na Enactus World Cup, que será realizada em formato digital em outubro de 2021 e deve envolver a participação de 37 países.

Neste ano, o time de Rio Paranaíba levou ao público os resultados de quatro de seus atuais projetos. Um deles, o Raízes, tem como objetivo diminuir o desperdício de cenouras produzidas na região, transformando os vegetais de descarte em uma farinha que pode ser utilizada como suplemento alimentar para bovinos. Também foi apresentado o Projeto Q, que tem como foco a valorização e empoderamento dos produtores de queijo artesanal. Ambas as iniciativas participaram de programas de aceleração de negócios e buscaram combinar pesquisa, tecnologia e aplicação prática, como no caso do aplicativo CertifQ, por exemplo, que auxilia os produtores de queijo interessados em obter alguma certificação para seu produto.

Os outros dois projetos apresentados foram o Flores do Cerrado, que atua na produção de sabonetes artesanais com mulheres em situação de vulnerabilidade, e o Mulheres de Chaves, que funciona como uma aceleradora de negócios de mulheres em uma comunidade rural.

Sobre o Time Enactus UFV-CRP

Composto atualmente por 29 membros, sendo 27 estudantes de diversos cursos e duas professoras conselheiras do campus Rio Paranaíba, o time foi fundado em 2013, sendo o primeiro de Minas Gerais. De julho de 2020 a julho de 2021, seus integrantes dedicaram mais de sete mil horas voluntárias às atividades, gerando mais de 420 mil reais em renda para as comunidades participantes dos quatro projetos ativos e impactando diretamente mais de 60 mil pessoas. Foram realizadas, ainda, seis ações contra a pandemia e alcançados quase 20 mil reais em prêmios.

Além do troféu de campeão, o Time Enactus UFV-CRP conquistou o Prêmio ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) com o Projeto Raízes e o segundo lugar no Alimentação em Foco, da Fundação Cargill, com o Projeto Q. A estudante Anna Clara Lasso, do curso de Engenharia de Produção, líder do time, também ficou classificada como top 10 no Universitário do Ano, que reconhece os estudantes que mais se destacaram.

O time de estudantes é acompanhado pelas professoras conselheiras Raquel Santos Soares Menezes, do curso de Administração, e Virgínia Santos Souza, docente do curso de Nutrição e atual diretora de Extensão do campus Rio Paranaíba. De acordo com elas, ao longo de mais de oito anos de amadurecimento e muito trabalho, os estudantes foram aperfeiçoando a capacidade de identificar oportunidades, assumir riscos e provocar o impacto social por meio da ação empreendedora. Com isso, são desenvolvidos projetos pautados no reconhecimento e respeito à cultura local, bem como na busca da inovação a partir da sinergia entre as ações de ensino, pesquisa e extensão, contando com o apoio de mentores de negócios e recursos de editais financiados por empresas parceiras da Rede Enactus Brasil.

Ainda segundo as conselheiras, a diretoria-geral do campus tem oferecido apoio desde o início e a experiência do Time Enactus será fundamental para consolidar o Centro de Inovação e Empreendedorismo da instituição, que se encontra em fase de implementação.

Texto: Divulgação Institucional




27/07/2021 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?