
MENU

Guido é advogado, escritor e historiador e já tem mais de 80 livros publicados. Por diversas vezes ele apareceu no g1 contando um pouco sobre personagens e momentos da história de Uberaba. Montagem mostra Guido Belharinho, sobrepondo a Rua Vigário Silva
g1
Uberaba completa 203 anos nesta quinta-feira (2). Nesses mais de dois séculos, a cidade acumula diversas histórias e, tão importantes quanto elas, são as pessoas que pesquisam, registram e contam esses fatos para as próximas gerações.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
É o caso do advogado, escritor e historiador Guido Bilharinho. Por diversas vezes ele apareceu no g1 contando um pouco sobre personagens e momentos da história de Uberaba. Mas o que está por trás do homem, que é um dos elos entre o passado e o futuro da cidade?
Guido nasceu em Conquista, no ano de 1938. Mas aos seis anos se mudou para Uberaba;
A história dele com a literatura começou aos 12 anos, quando escrevia contos infantis;
Aos 84 anos, ele tem mais de 80 livros publicados, sendo mais de 40 sobre cinema e mais de 10 sobre a história de Uberaba;
Além da distribuição local, ele também distribui seus textos e obras em universidades de todo o mundo.
Historiador Guido Bilharinho Câmara Municipal de Uberaba 01-03-2021
Reprodução/TV Integração
Mas afinal, como surgiu esse interesse em contar a história de Uberaba?
“Quando eu estudei, não existia história local. História era só do Brasil ou história geral. Eu sentia falta de uma história local, alguns tinham escrito sobre a história de Uberaba, mas era tudo manuscrito”, afirmou Bilharinho.
O advogado então decidiu publicar esses livros manuscritos e continuar pesquisando sobre a história da cidade.
“Eu acho que sou o elo de uma corrente que começou com o vigário Silva, que era um poeta, historiador, que escreveu a primeira história de Uberaba”, apontou.
Contexto: vigário Silva chegou à cidade em 1820 e foi o primeiro a escrever sobre a história, com o livro História Topográfica da Freguesia do Uberaba.
Assim, sendo esse elo entre o passado e o presente, Bilharinho gostaria que Uberaba e todo a região tivesse um reconhecimento maior, reforçando a importância da região na formação do Brasil.
“Queria um reconhecimento para Uberaba na história do Brasil. A história do Brasil é contada muito no eixo Rio-São Paulo, é algo muito superficial”, finalizou.
LEIA MAIS:
UBERABA 203 ANOS: Com show de Matogrosso & Mathias, confira a programação completa da celebração
MUDANÇA: Transporte público terá operação especial para comemorações do aniversário de Uberaba; veja mudanças
LOLLAPALOOZA 2023: Blink-182 cancela show; Twenty One Pilots entra no lugar da banda no festival
📲 Confira as últimas notícias do g1 Triângulo e Alto Paranaíba
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
,
Fonte: G1