NOTÍCIAS

Está na fase final a construção da UTC, Usina de Triagem e Compostagem em Rio Paranaíba

Está na fase final a construção da UTC, Usina de Triagem e Compostagem que vai separar, reciclar o lixo de nossa cidade, contribuindo para não poluição do meio ambiente. A construção está localizada na saída para a Serra do Salitre.

Existe uma destinação para os resíduos que faz bem para o meio ambiente e, ao mesmo tempo, pode trazer retorno financeiro: a compostagem. Uma das mais importantes aplicações desse processo é nas Unidades de Triagem e Compostagem (UTC).

A compostagem é um processo no qual os microrganismos decompõem a matéria orgânica até transformá-la em húmus. Em seguida, esse material que é muito rico em nutrientes, pode funciona como um ótimo fertilizante para plantações.

Existem vários tipos de compostagem, dependendo da quantidade de resíduos gerados. As Unidades de Triagem e Compostagem são locais onde ocorre a separação dos resíduos sólidos urbanos (RSU), para aproveitá-los ao máximo. Sendo assim, transformados em insumos para o meio ambiente e para a população.

As UTCs funcionam, geralmente, em pequenos municípios, empresas e condomínios. O processo ocorre segundo as etapas: coleta, triagem, compostagem e descarte.

Coleta: Recolhimento dos resíduos sólidos nas residências ou empresas e, depois, encaminhamento até a UTC;

Triagem: Consiste em separar os resíduos de forma manual ou automatizada em materiais orgânicos ou inorgânicos. Os materiais orgânicos seguem para a etapa da compostagem. Os inorgânicos, por sua vez, passam por uma separação e preparação para reciclagem;

Compostagem: Leva-se os materiais orgânicos até a unidade de compostagem. Ela consiste em um ambiente adequadamente pavimentado, impermeabilizado, que possua drenagem e que permita a presença de sol em toda a sua extensão. E tem como objetivo criar húmus para plantações, pela degradação dos resíduos orgânicos aterrados. Apesar de existir diferentes processos, todos eles levam em consideração as condições ideais de compostagem e a prevenção aos impactos ambientais.

Descarte: Finalmente, os materiais impossibilitados de reciclar ou de fazer a compostagem voltam para a unidade de descarte da cidade, sendo levados para aterros sanitários.

Processo de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos

Benefícios da UTC

Dessa forma, uma UTC é um instrumento de destinação correta e aproveitamento dos resíduos. O húmus gerado pela compostagem pode ser aproveitado na produção agrícola. Por outro lado, os resíduos recicláveis podem ser vendidos, gerando retorno econômico e, ao mesmo tempo, contribuindo para diminuição da quantidade de resíduos.

Além disso, a UTC também tem vários impactos socioeconômicos, trazendo diversos benefícios à saúde. Como a erradicação de doenças e a diminuição dos resíduos descartados em aterros.




24/02/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?