NOTÍCIAS

Céu parcialmente nublado e pancadas de chuva são esperados para o fim de semana no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba


O fim de semana deve ser marcado por céu parcialmente nublado e por pancadas de chuva a qualquer hora do dia nas cidades do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. Entre esta sexta-feira (18) e o próximo domingo (20), as temperaturas devem oscilar entre 14ºC e 30ºC nas duas regiões.

Na manhã desta sexta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo de chuva intensas para o Triângulo Mineiro.

Já para a maior parte do Alto Paranaíba, o alerta é de nível laranja, que indica um pouco mais de risco. Nos dois casos, o aviso está previsto para terminar às 10h de sábado (19). Veja detalhes mais abaixo.

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) também prevê tempestades com Nível 1 de severidade para esta sexta, principalmente para as cidades de Uberaba, Patrocínio, Patos de Minas, Araxá e outros municípios nas proximidades. Nessas áreas, as tempestades podem gerar vendaval, chuva moderada e granizo.

Em Uberlândia, a manhã desta sexta-feira foi de céu nublado e chuva em diversas regiões da cidade (veja no vídeo abaixo). A Defesa Civil emitiu um alerta para as próximas horas devido à possibilidade de pancadas localizadas de chuvas com intensidade de moderada a forte na cidade.

Internauta registra tempo fechado e nuvem escura no céu no Bairro Cidade Jardim, em Uberlândia

Internauta registra tempo fechado e nuvem escura no céu no Bairro Cidade Jardim, em Uberlândia

De acordo com a climatologista Alcione Wagner, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul está se configurando sobre as duas regiões, formando um corredor de umidade entre a Região Norte e Central do Brasil, o que contribui para a instabilidade do tempo.

“Esse fenômeno contribuiu para a formação de nuvens carregadas sobre o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba, ocasionado pancadas de chuvas frequentes e nebulosidade sobre as regiões”, explica Alcione.

Ainda segundo a climatologista, no domingo, a formação de um ‘cavado’, isto é, uma região alongada de relativa pressão atmosférica baixa, favorece o potencial para que as chuvas permaneçam e com acumulados elevados para os próximos dias. A umidade relativa do ar fica entre 50% a 100%

Céu nublado em Uberlândia; foto de 18/02/2022 — Foto: Caio Coutinho/g1

Céu nublado em Uberlândia; foto de 18/02/2022 — Foto: Caio Coutinho/g1

O alerta amarelo emitido pelo Inmet para o Triângulo Mineiro nesta sexta prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros em uma única hora, ou então, 50 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 40 km/h e 60 km/h.

Já o aviso de nível laranja, destinado às cidades do Alto Paranaíba, indica chance de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

Nas duas regiões, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:

  • em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Mapa mostra alertas amarelo e laranja do Inmet para o Triângulo e o Alto Paranaíba — Foto: Inmet/Reprodução

Mapa mostra alertas amarelo e laranja do Inmet para o Triângulo e o Alto Paranaíba — Foto: Inmet/Reprodução

Confira a previsão em algumas cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Uberlândia17°C27ºC
Uberaba16ºC29ºC
Araguari15ºC26ºC
Ituiutaba20ºC30ºC
Patrocínio14°C26ºC
Patos de Minas14ºC28ºC
Araxá16°C26ºC
  • Sexta-feira (18): céu com algumas nuvens, com chance de chupa rápida à tarde e à noite. Temperaturas entre 14ºC e 30ºC.
  • Sábado (19): céu parcialmente nublado, com chance de chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 15ºC e 28ºC.
  • Domingo (20): céu parcialmente nublado, com chance de chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 15ºC e 28ºC.

Veja como fica a temperatura na sua cidade.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


18/02/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?