NOTÍCIAS

Rádio Paranaíba recebe a Deputada Federal Greyce Elias, falando sobre a proposta de criação do Colégio de Aplicação CAP-COLUNI em Rio Paranaíba

Hoje a Paranaíba FM 99.5 recebeu em seus estúdios a Deputada Federal Greyce Elias, o Assessor do Ministro da Educação, Gustavo Brasileiro e o Vereador Nilton Boaventura. O assunto principal a ser falando foi sobre a proposta de criação do Colégio CAP-COLUNI na cidade de Rio Paranaíba.

Os Colégios de Aplicação são escolas de ensino fundamental ou médio, mantidos e geridos por uma universidade para realizar práticas pedagógicas. Os professores que lecionam nos colégios de aplicação seguem a carreira de magistério do ensino federal Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), e geralmente possuem qualificação que vai desde especialização à doutorado, com reflexo direto na qualidade do ensino ofertado.

Nesse contexto, a Universidade Federal de Viçosa criou em 1956 o Colégio Universitário, que mais tarde passaria a ser denominado Colégio de Aplicação CAP-COLUNI. A instituição oferece ensino de 1º, 2º e 3º série de altíssima qualidade, formando alunos preparados para o mercado de trabalho e principalmente, para o ingresso em universidades.

Esta proposta tem o objetivo de desenvolver ações visando à implantação de um Colégio de Aplicação em Rio Paranaíba, vinculado à Universidade Federal de Viçosa-Campus Rio Paranaíba. A implantação de uma unidade CAP-COLUNI no Campus da UFV em Rio Paranaíba, seguindo o modelo da unidade sediada em Viçosa/MG, seria de grande impacto positivo para a educação pública da região do Alto Paranaíba. O colégio colocaria à disposição de todos os municípios do seu entorno os serviços de preparação de alunos para a educação superior, com educação de qualidade reconhecida.

A estrutura organizacional do CAP-COLUNI é semelhante à de uma escola tradicional de ensino médio, embora o corpo docente possua diretrizes para realizar atividades nos campos de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, sua natureza de Colégio de Aplicação permite maior integração com a Universidade, o que de fato agrega bastante benefício para a instituição. A seguir, tem-se uma sugestão de estrutura a ser adotada:

  • Direção Geral
  • Seção de expediente
  • Registro escolar
  • Coordenação Pedagógica
  • Orientação educacional
  • Serviço de psicologia
  • Comissão de ensino, pesquisa e extensão

Confira a entrevista na íntegra em nosso canal!




18/02/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?