NOTÍCIAS

Tecnologia da CBMM de Araxá promete recargas de baterias com nióbio de motocicletas elétricas em até 10 minutos


Uma parceria entre a CBMM, de Araxá, e a Horwin Brasil, fabricante de motocicletas elétricas, vai aumentar o acesso à energia limpa e estimular a popularização da eletromobilidade no país.

Através da aplicação de uma bateria de íon de lítio com nióbio nos veículos elétricos, a recarga do equipamento será ultrarrápida, sendo completa em até 10 minutos. O acordo foi firmado em janeiro e confirmado pelas empresas nesta quinta-feira (31).

A CBMM é maior especialista do mundo em tecnologias de nióbio e esse tipo de bateria é resultado de mais de 3 anos de pesquisa. Veja abaixo o que muda com a aplicação deste tipo de bateria.

De acordo com o gerente do Programa de Baterias da CBMM, Rogério Marques Ribas, a parceria pretende aplicar uma bateria de íon de lítio com nióbio em veículos elétricos de duas rodas. “Essa parceria com a Horwin Brasil é importante pois acelera a aplicação de baterias de recarga ultrarrápida com Nióbio, também em motocicletas”, afirmou.

Conforme a CEO da Horwin Brasil, Pricilla Favero, o protótipo do projeto deverá ser apresentado ainda no primeiro semestre de 2022. Para os testes, será utilizada uma motocicleta do modelo CR6, com 6.200 W de potência e até 150 km de autonomia.

“Com a expertise e pioneirismo da CBMM somados ao nosso time altamente capacitado em desenvolvimento de novas soluções, a expectativa é que a motocicleta com a bateria com nióbio esteja disponível no mercado brasileiro já em 2024”, disse Favero.

Recarregamento ultrarrápido

Ainda segundo a CEO, a aplicação do nióbio em baterias de íon de lítio pretende popularizar a utilização de motos elétricas. A recarga do equipamento será ultrarrápida, sendo completa em até 10 minutos.

“Além do diferencial da recarga, as baterias com nióbio trazem benefícios significativos do ponto de vista de segurança e da vida útil, que permitem até 20 mil cargas com um nível de profundidade de descarga relativamente ampla, o que por si só já é o maior avanço para o segmento nos últimos tempos”, completou Favero.

Conforme Rogério Ribas, a tecnologia empregada nas baterias da motocicleta elétrica fornece características especiais ao componente, como mais segurança e eficiência.

“Além disso, devido à sua estrutura cristalina mais aberta, o que facilita a intercalação do lítio, permite a recarga total em menos de 10 minutos, sem causar danos à bateria”, concluiu o gerente da CBMM.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


31/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?