NOTÍCIAS

APA do Rio Uberaba: Secretaria de Meio Ambiente promove audiência pública sobre o plano de manejo


A audiência pública para apresentação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Uberaba será realizada na quinta-feira (3), a partir das 13h, no anfiteatro da Prefeitura. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), é apresentar o documento à comunidade uberabense e receber contribuições.

O evento recebeu 122 inscrições de interessados em participar. Quem não conseguiu se cadastrar, poderá acompanhar a audiência pública ao vivo pelo canal de vídeos da Prefeitura.

  • 13h – Recepção dos participantes e assinatura da lista de presença;
  • 13h20 – Abertura dos trabalhos;
  • 13h30 – Apresentação do Plano de Manejo;
  • 14h – Escuta do público inscrito para intervenções orais;
  • 15h – Exposição dos convidados – especialistas na área, entidades da sociedade civil parceiras e autoridades;
  • 16h – Encerramento dos trabalhos.

O que é o Plano de Manejo

De acordo com o secretário adjunto do Meio Ambiente, Vinícius Arcanjo da Silva, o Plano de Manejo é um documento técnico que orienta a ocupação em uma Unidade de Conservação, como é o caso da APA, classificada como unidade de conservação de uso sustentável.

Para elaborar o Plano, a Prefeitura de Uberaba, por intermédio da Semam e da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), contrataram a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu). O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foi o interveniente.

Participaram de sua elaboração especialistas da área ambiental da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Ainda conforme a Prefeitura, o documento foi entregue oficialmente à Semam em fevereiro de 2019, porém a aprovação não foi consolidada pelo Conselho Gestor da APA na época.

Com isso, acabou permanecendo em vigor um Plano de Manejo emergencial, elaborado em 2012, que deve ser atualizado na audiência pública.

  • LEIA TAMBÉM: Reunião debate efeitos da lei que instituiu o Plano Diretor de zoneamento da APA do Rio Uberaba

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


02/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?