NOTÍCIAS

Aulas presenciais nos três campi da UFV são adiadas para o dia 07

Na primeira sessão da reunião desta quarta-feira (26), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFV decidiu que o Período Híbrido de Transição (PHT) terá continuidade entre 7 de fevereiro e 2 de abril com atividades presenciais e remotas. De acordo com a decisão colegiada, as disciplinas práticas que não foram ministradas remotamente nos períodos especiais da Universidade (PEO, PER, PER 2 e PER 3) serão oferecidas de maneira presencial. Já as disciplinas e os conteúdos teóricos e práticos que foram ministrados remotamente durante os períodos especiais serão oferecidos exclusivamente por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação.

Para a realização das disciplinas práticas presenciais, o Cepe aprovou o Protocolo de Biossegurança, estabelecido pela Comissão de Biossegurança e Controle de Infecção no Serviço de Saúde (Biociss) e revisado pelo Comitê Pós-Pandemia da UFV. Entre as definições do documento está a obrigatoriedade, para estudantes, docentes e técnicos envolvidos nas atividades acadêmicas presenciais, de apresentar um documento com o esquema vacinal completo contra a covid-19.

Com a decisão colegiada, em vez de cerca de 14 mil, serão aproximadamente três mil graduandos nos campi da instituição – já com as doses necessárias da vacina contra a covid-19 e seguindo o Protocolo de Biossegurança para prevenção da doença.

A Universidade ressalta que o calendário escolar está mantido, porém, agora, o trancamento de matrícula ou o cancelamento de disciplina poderá ser realizado até 11 de fevereiro. Também destaca que, a partir do dia 7 de fevereiro, as moradias estudantis funcionarão recebendo exclusivamente os graduandos que estiverem matriculados nas disciplinas práticas presenciais, que apresentarem um documento com o esquema vacinal completo contra a covid-19 e que constarem na lista que será divulgada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários.

A resolução do Cepe, com as informações, será divulgada em breve.

Decisão colegiada

Novamente, as mudanças nos cenários epidemiológicos de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba diante da covid-19 basearam a decisão colegiada do Cepe. Desde o início da pandemia, esses contextos locais são acompanhados e avaliados constantemente pela administração e pelos especialistas da UFV e o recente aumento do número de novos casos da doença foi motivo de preocupação em relação à saúde tanto dos estudantes quanto das populações das cidades onde estão os campi da instituição.

Com esse aumento – decorrente de fatores como a transmissibilidade da variante Ômicron – o Cepe discutiu, por exemplo, situações que envolvem a necessidade de isolamento de infectados e a capacidade de tratamento de casos graves dos hospitais das cidades. “Nossa responsabilidade é grande e as consequências das nossas ações são significantes. O retorno de mais de 10 mil graduandos não impacta uma cidade grande como impacta Viçosa”, salientou o reitor e presidente do Cepe, Demetrius David da Silva. “Quando o PHT foi aprovado, os atuais cenários epidemiológicos não eram previsíveis. Agora, eles exigem respostas arrojadas, não simplistas. Estamos tomando nossas decisões da melhor maneira possível, sempre de forma colegiada e de acordo com a ciência, para garantir o máximo de segurança para a população”.

O momento é complexo e demanda o exercício da coletividade, da colaboração e da solidariedade, segundo Demetrius. “Continuamos em um período de excepcionalidade e a UFV permanecerá atenta aos desdobramentos”.

Protocolo de Biossegurança

O Protocolo de Biossegurança valerá para o acesso de toda a comunidade universitária a todos os espaços coletivos da Universidade. A partir da divulgação da nova resolução do Cepe, a UFV também divulgará esse documento, assim como mais informações sobre os funcionamentos das moradias estudantis e do serviço de alimentação para os estudantes e outros detalhes.

Divulgação Institucional




26/01/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?