NOTÍCIAS

Caso de raiva em morcego é confirmado em Uberlândia


Um caso de raiva em morcego foi confirmado em Uberlândia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3) pela Secretaria Municipal de Saúde à TV Integração. Em nota, a pasta informou que um dos animais capturados no mês de fevereiro testou positivo para a doença.

De acordo com a Prefeitura, equipes do Programa de Controle da Raiva realizaram uma ação de bloqueio na região Central, em uma área de 300 metros de onde o morcego foi encontrado.

  • Raiva: o que é, transmissão, sintomas, diagnóstico e prevenção

Além disso, foi feita uma varredura pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses entre 18 e 20 do mês passado. Na ocasião, 42 cães e gatos foram vacinados contra a doença, inclusive aqueles que receberam a dose durante a campanha de vacinação.

Ainda na nota, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou que a vacinação é gratuita e a ação de bloqueio e o monitoramento dos animais encontrados na cidade fazem parte da rotina do Programa de Controle da Raiva.

Caso um morador encontre um morcego vivo ou morto no solo, deve acionar o Centro de Controle de Zoonoses para o recolhimento do animal. Outras informações no telefone (34) 3213-1470.

A raiva é uma doença transmitida ao ser humano pela saliva e por secreções de animais infectados, principalmente por mordeduras, arranhaduras e lambeduras. Cães e gatos são a principal fonte de infecção, mas morcegos, raposas, gatos do mato, saguis, gambás, bois e cavalos também são transmissores.

Arte mostra como vírus da raiva é transmitido  — Foto: Arte/g1

Arte mostra como vírus da raiva é transmitido — Foto: Arte/g1

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


03/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?