NOTÍCIAS

Centro de Convivência e Cultura de Saúde Mental em Uberlândia completa 14 anos; conheça atividades oferecidas


O Centro de Convivência e Cultura de Saúde Mental nasceu em 2008 em Uberlândia e comemora os 14 anos de existência. O local foi criado a partir da compreensão da importância de espaços de prática da liberdade do indivíduo, da criatividade e do processo efetivo de inclusão social. (Veja durante a matéria os serviços oferecidos)

O Centro fica na Rua Patrulheiro Osmar Tavares, nº 1.516, no Bairro Santa Mônica.

Criatividade e inclusão são prioridade

Trabalhos realizados no local em Uberlândia — Foto: Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação

Trabalhos realizados no local em Uberlândia — Foto: Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação

O local oferece conhecimento, sociabilidade, inclusão e produção cultural para pessoas com transtorno mental grave.

É oferecido suporte de uma equipe multiprofissional com o trabalho indo além da clínica subjetiva dos transtornos mentais. No Centro Convivência e Cultura de Saúde Mental, há uma estimulação para criação de resgate de laços sociais e culturais, que são fundamentais para a melhoria de qualidade de vida dos usuários do serviço.

No espaço, são ministradas oficinas, práticas corporais e expressivas de forma lúdico-operativa, como pintura, reciclagem, bordado, fuxico, leitura, passeios, relaxamento, caminhadas e outras, que permitem ao usuário ressignificar seu convívio com o mundo.

De acordo com a gerente do Centro, Aline Schwartz, o local é um espaço de interação acessível e capaz de promover novas perspectivas e oportunidades através da arte.

“As atividades são realizadas diariamente e cada paciente pode escolher o que estiver de acordo com seu interesse ou condição físico-emocional. Para participar das atividades, os pacientes devem ser encaminhados pelas unidades de básicas de saúde da rede municipal, pelos Centros de Atenção Psicossocial ou também por profissionais da rede particular”, explicou Aline Schwartz, gerente do centro.

Espetáculo vai comemorar os 14 anos de existência

O espetáculo “Talentosamente: 14 anos de Arte, Cultura e Saúde Mental” acontece no dia 31 de março, das 14h às 18h, para comemorar o aniversário do Centro de Convivência e Cultura de Saúde Mental. De acordo com a prefeitura, a data marca o início da ampliação e resgate dos laços sociais e culturais fundamentais para a melhoria de qualidade de vida dos pacientes.

O espetáculo será apresentado pelos pacientes e terá dança, música e teatro. A intenção é transmitir a arte com um novo significado, além da exposição das lutas diárias.

Aline Schwartz explicou que a comemoração em forma de espetáculo é uma forma de adentrar no espaço cultural da cidade.

“Este espetáculo nasce da junção de todos os nossos processos criativos. Por meio das apresentações também queremos ampliar o reconhecimento artístico dos usuários da saúde mental na sociedade”, disse.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


27/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?