NOTÍCIAS

Com baixo custo, café tradicional é um dos mais consumidos no Brasil | TRADIÇÃO CAFÉ


Conhecido no passado como ouro verde, o a história do café no Brasil é sinônimo de prosperidade. O país é o maior exportador da bebida no mundo, sendo responsável por 35% da produção global.

Os números impressionam, um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), mostra que o Brasil é o segundo maior consumidor de café a nível mundial, a pesquisa realizada anualmente aponta que o consumo em 2021 per capta foi de 6,06 kg de café cru e 4,84 kg do grão torrado, um aumento de 1,71% em comparação com o ano anterior.

E pensando nessa paixão, foi criada uma data para homenagear a bebida, 24 de maio é comemorado o dia nacional do café, e também o aniversário de uma das empresas mais tradicionais no ramo na região, o Café Cajubá.

Existem duas qualidades do grão que são mais utilizados na produção do café tradicional. O arabica que possui um sabor mais frutado, teor maior de açucares e menos cafeína e o robusta, que tem o sabor intenso e encorpo. A União dessas duas espécies, traz um produto equilibrado e muito apreciado.

TORRADO E MOÍDO  — Foto: Shutterstock

TORRADO E MOÍDO — Foto: Shutterstock

O café tradicional é uma das opções mais fáceis de ser encontrado e preparado, com uma torra média e moagem fina, pode ser feito no coador, prensa francesa e até mesmo na máquina.

Geralmente é encontrado no mercado a vácuo, em vasilhames ou em embalagens comuns com forragem interna de alumínio, que auxilia na preservação do sabor e conservação do produto.

Mas afinal de contas, qual a maneira correta de preparar um café tradicional?

A quantidade de água utilizada deve ter relação proporcional com a porção do pó de café, sendo em média 3 colheres de sopa do produto para cada 1 litro água.

O tempo de contato do café com a água também impacta no resultado final da bebida. A etapa de efusão é muito importante para extração de solúveis do café que garantem corpo e sabor. Vale ressaltar que enquanto maior for contato do café com a água, melhor é o resultado. É recomendada a utilização de água filtrada ou mineral.

Uma dica importante, é adoçar o café, somente na hora de servir. Rende mais e não perde a qualidade, cerca de 300 doses de 50ml por quilo.

Para ter certeza de que um produto de excelência está sendo colocado à mesa, é importante verificar informações presentes na embalagem, como por exemplo sobre o produtor, procedência e o principal, o selo de pureza da ABIC. O timbre impresso nas embalagens da bebida, garante que o tradicional cafezinho de cada dia com sabor e aroma singular.



Fonte: G1


13/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?