NOTÍCIAS

Com temperaturas abaixo de 6ºC, cidades do Triângulo e Alto Paranaíba têm a manhã mais fria do ano; veja previsão do tempo


As cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba tiveram nesta quarta-feira (18) a manhã mais fria do ano, até o momento, com registros de temperaturas abaixo de 6ºC em algumas cidades. A informação é do climatologista Lanzoerques Júnior.

Em Uberlândia, por exemplo, a temperatura mais baixa foi 6,3ºC, por volta das 7h, atingindo uma sensação térmica de -2ºC, devido aos ventos, que chegaram a 22,3 km/h, segundo Marques.

No mesmo horário, outras cidades registraram as temperaturas mais baixas:

Temperaturas registradas em telefone no Bairro Santa Mônica em Uberlândia — Foto: Arquivo Pessoal

Temperaturas registradas em telefone no Bairro Santa Mônica em Uberlândia — Foto: Arquivo Pessoal

Na última segunda-feira (16), o g1 mostrou que a previsão para a semana era de frio intenso e até possibilidade de geada, com temperaturas podendo chegar a 1ºC. De acordo com a climatologista Alcione Wagner, o frio intenso é influência do fenômeno La Niña, que ocasiona o resfriamento anormal das águas do Pacífico.

Além disso, a formação de um ciclone extratropical, aliada ao deslocamento da massa de ar de origem polar contribuem para a redução acentuada nas temperaturas.

Mesmo com as baixas temperaturas desta quarta, a previsão do tempo estipulava temperaturas ainda menores, podendo chegar a 1ºC em Patos de Minas e Patrocínio, além de 2ºC em Araguari.

  • ‘Por que os ossos doem no frio?’: professor da UFU explica essa e outras curiosidades sobre as reações do organismo às temperaturas baixas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que 274 cidades em Minas Gerais estão sob alerta de frio intenso, no grau de severidade “perigo”. As maiores cidades do Triângulo e Alto Paranaíba estão dentro do alerta, como Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas e Patrocínio.

O aviso começou às 15h de segunda-feira (16) e tem validade até as 23h59 desta quarta-feira (18).

Em 2021, o dia mais frio do ano foi em 30 de junho, quando a maioria das cidades também registrou temperaturas abaixo dos 7ºC. Naquele dia, Uberlândia registrou 4,7ºC e quebrou o recorde de menor temperatura registrada nos últimos 21 anos.

Céu de Uberlândia — Foto: Maria Júlia Araújo/g1

Céu de Uberlândia — Foto: Maria Júlia Araújo/g1

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


18/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?