NOTÍCIAS

Conheça o projeto do IFTM que resgata e cuida de animais em Uberaba


Mais de 100 animais foram castrados e mais de 200 adotados, após serem resgatados pelo projeto de extensão “Protetores dos Animais do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)” — PAI —, em Uberaba.

A iniciativa surgiu em 2011, por parte da bióloga Marina Farcic Mineo, que ficou sensibilizada com o abandono de cães e gatos na região, durante o período que atuava no IFTM. Atualmente, existem 15 cães no campus.

O projeto está cadastrado no instituto como projeto de extensão e conta com 6 profissionais envolvidos. Alunos do campus Uberaba podem participar de forma voluntária ou como bolsistas.

“O objetivo é realizar a educação ambiental, informando sobre posse responsável de animais domésticos e criminalização dos maus-tratos a animais”, explicou a pedagoga, Gislene Ferreira Venerando.

Conforme o IFTM, todos os gastos com medicação, castração, vacinas, entre outros, são custeados por doações. Por isso, entre as principais demandas do projeto está o custeio de despesas com atendimento veterinário.

Além disso, Gislene destacou que o grupo precisa conseguir um lar temporário, para que os animais castrados possam receber cuidados por 1 semana, e auxílio na divulgação e disseminação de informações.

As ações, arrecadações e fotos dos animais para adoção podem ser conferidas na rede social do projeto.

Cão resgatado pelo projeto P.A.I no IFTM, em Uberaba — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Cão resgatado pelo projeto P.A.I no IFTM, em Uberaba — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em janeiro, foram realizados 2 resgates. O primeiro foi o de um tucano, que estava com ferimento no pé. Ele foi encaminhado para o Batalhão do Meio Ambiente e, após recuperação, solto na natureza.

Já o segundo foi um filhote de gato, também resgatado do campus e entregue na residência de uma servidora terceirizada da limpeza.

LEIA TAMBÉM: Voluntários e associações que cuidam de animais abandonados pedem políticas públicas e novos abrigos em Uberaba

Cachorrinha Cláudia dormindo em mochila de aluna do IFTM Ituiutaba — Foto: Ana Laura Guimarães/Arquivo pessoal

Cachorrinha Cláudia dormindo em mochila de aluna do IFTM Ituiutaba — Foto: Ana Laura Guimarães/Arquivo pessoal

Em fevereiro, o g1 noticiou o o momento curioso em que a cachorrinha Cláudia foi flagrada dormindo na mochila de uma aluna durante uma aula de física no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), em Ituiutaba.

Na data, alunos denunciaram que vários animais também são abandonados no campus da cidade e que é comum os ver durante o trajeto até a escola.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


26/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?