NOTÍCIAS

Contrato para Plano de Arborização Urbana de Uberaba é assinado com empresa


Foi assinado na quarta-feira (13) o contrato para elaboração do Plano de Arborização Urbana de Uberaba. O acordo, que tem valor total de R$ 192 mil, foi firmado entre a Prefeitura e a empresa Propark – Paisagismo e Ambiente, sediada em Piracicaba (SP).

O plano foi aprovado no Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) e um recurso de R$ 300 mil também foi garantido, junto ao Fundo Municipal. O anúncio foi divulgado pela Prefeitura em 28 de dezembro.

De acordo com o projeto, a primeira etapa prevê a realização de diagnóstico da arborização na cidade e pesquisa para avaliar a percepção da população sobre o assunto. Após o levantamento das informações será realizada a estruturação do plano, a disciplinação do plantio e monitoramento das espécies. O resultado deve ser apresentado em 6 meses.

“Uberaba terá, pela primeira vez, um Plano de Arborização Urbana. Ele será feito com muita responsabilidade e compromisso com o meio ambiente, priorizando a espécie adequada para cada local evitando, assim, problemas futuros e garantindo, além do meio ambiente saudável, o desenho urbano adequado”, afirmou a prefeita Elisa Araújo.

Uberaba terá o primeiro Plano Municipal de Arborização em 2022; entenda

Uberaba terá o primeiro Plano Municipal de Arborização em 2022; entenda

Ainda segundo a prefeita, uma das diretrizes traçadas é a criação da Unidade de Parques e Jardins. Para isso, o Viveiro Municipal produz mudas adequadas para diversos locais da cidade. Conforme a Prefeitura, a áreas periféricas devem receber atenção especial devido a recorrente ausência de árvores.

De acordo com um dos sócios da Propark, Marcelo Leão, a empresa vai fazer um raio X da área urbana, que vai da percepção da população até os índices e indicadores de cobertura arbórea e número de árvores usando ferramentas tecnológicas como sensoriamento remoto.

“Queremos sentir como está a situação da cidade, seguida de análises técnicas, para que possamos recomendar as diretrizes do desenvolvimento futuro da arborização para a cidade”, disse Leão.

O resultado da licitação foi homologado e publicado no Diário Oficialno início de abril. A Propark foi fundada em 1971 e é especializada em soluções ambientais, com foco no tratamento e valorização da paisagem e na conservação dos recursos naturais.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


15/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?