NOTÍCIAS

Duas onças e uma irara são transferidas do Bosque do Jacarandá, em Uberaba, para o zoológico de João Pessoa, PB


A transferência foi iniciada durante a madrugada. Em Uberaba, os animais foram capturados por uma equipe de veterinários e encaminhados para Uberlândia. Eles saíram da cidade às 6h20 e chegaram em São Paulo às 7h40. Às 9h05, embarcaram para João Pessoa, pousando no Aeroporto Castro Pinto às 12h15.

O transporte foi realizado pela companhia aérea Gol, que informou que cerca de 30 pessoas foram envolvidas na operação, que contou com as bases de Minas Gerais, São Paulo e Paraíba. A companhia ainda informou que o transporte foi cortesia.

“Os animais estavam no Zoológico Municipal Parque Jacarandá, em Uberaba, mas necessitavam de um local maior. Decidiram então enviá-los ao Zoológico de João Pessoa”, informou a Gol.

Em João Pessoa, os animais devem ser recebidos pela Secretaria de Meio Ambiente do município e passar por uma inspeção veterinária da equipe. Somente após 1h da chegada, eles sairão do aeroporto.

À TV Integração, a Prefeitura de João Pessoa confirmou a transferência dos animais e informou que, após a triagem, eles serão conduzidos ao Zoológico. Quando chegarem ao local, eles deverão ficar em isolamento, sem contato com os outros animais e o público. O motivo para o distanciamento não foi informado.

Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pesso — Foto: Secom-JP/Divulgação

Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pesso — Foto: Secom-JP/Divulgação

O que diz a Prefeitura de Uberaba

Em nota, a Prefeitura de Uberaba informou que a mudança dos animais cumpre com o TC assinado junto ao MPMG e foi organizada pela Secretaria do Meio Ambiente durante a madrugada.

Segundo o órgão, a escolha do horário foi feita de forma estratégica ara garantir a segurança dos animais e cumprir os horários de voos.

“Duas onças-pardas e uma irara foram transferidas para o Zoológico de João Pessoa (PB), em voo cedido pela empresa Gol. Cumprindo todos os protocolos sanitários e de segurança, os animais foram sedados em Uberaba por veterinários da Semam e do Hospital Veterinário da Universidade de Uberaba e levados até Uberlândia. A Secretaria de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal, deu o suporte de segurança para a operação”, disse o Município em nota.

A Prefeitura ainda ressaltou que o trajeto obedece às normas técnicas, com as devidas licenças dos órgãos ambientais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, os detalhes da operação serão posteriormente divulgados, quando os animais estiverem em segurança no destino final.

Relembre o Termo de Compromisso

O TC prevê que não haja mais animais no Bosque Jacarandá, porém, a Prefeitura destacou que a maioria que reside no local é idoso e não pode ser retirado e nem submetido ao estresse causado pelo transporte ou visitação do público.

Os mais jovens deverão ser transferidos. Quanto aos outros, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) analisa a documentação relacionada à reforma dos recintos, para realizar melhorias e adequações nas acomodações dos animais restantes até o final dos ciclos biológicos.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


24/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?