NOTÍCIAS

'Edital da Água’ que incentiva gerenciamento de recursos, qualidade e saneamento é aberto para cidades do Triângulo e Alto Paranaíba; saiba mais


Estão abertas inscrições para a 4ª edição do “Edital da Água”, promovido pelo Instituto Mosaic. No Triângulo e Alto Paranaíba, podem se candidatar projetos feitos nos municípios de Conquista, Delta, Patos de Minas, Patrocínio, Sacramento, Tapira e Uberaba.

O programa seleciona e incentiva propostas que contribuam com boas práticas de gerenciamento de recursos hídricos e garantam disponibilidade de água de qualidade e saneamento. Ao todo, serão selecionados 15 candidatos com investimento de até R$ 45 mil cada.

  • Leia também: Saneamento básico suficiente para o dobro da população: entenda por que Uberlândia é a 2ª em ranking brasileiro

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, a planilha de orçamento e o cronograma do projeto, que estão disponíveis no site da empresa. Para efetivação da inscrição, os documentos obrigatórios e complementares devem ser enviados para o editalagua2022@idis.org.br.

Exigências e prioridades

Os projetos devem ser voltados para o desenvolvimento científico, pesquisa e teste de novas tecnologias para a boa gestão da água.

Ou então engajar e beneficiar diretamente comunidades, com iniciativas de recuperação de nascentes, instalação de sistemas de coleta de águas pluviais, implantação de sistemas tratamento e/ou reuso, limpeza e conservação de áreas de preservação permanente.

Serão priorizadas iniciativas de sucesso implementadas em edições anteriores e projetos que promovam a gestão sustentável da água em benefício de minorias ou populações em situação de vulnerabilidade.

Assim como, os propostos por organizações lideradas por pessoas que pertençam a esses grupos, como, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas ou não brancas e comunidades tradicionais.

Além disso, a Mosaic informou que, com o intuito de atender aos demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, a edição irá selecionar iniciativas que trabalhem para:

  • acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
  • alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
  • promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos;
  • tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;
  • conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

O “Edital da Água” conta com o apoio técnico do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social IDIS, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), fundada em 1999 com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto.

Fundado em 2008 e reestruturado em 2019, o Instituto Mosaic tem como objetivo promover o desenvolvimento mútuo e sustentável. Para isso, ele busca combater a desigualdade social e criar uma rede que promova o bem-estar, a educação de qualidade, a formação de pessoas e o fortalecimento de valores essenciais.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


06/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?