NOTÍCIAS

Evento 'Sintonia Cultural' realizado em Uberlândia promove 2ª edição com destaque para conexão com a Índia e monólogo de Gandhi


Uberlândia terá a segunda edição do “Sintonia Cultural” entre os dias 30 de março e 5 de abril. O destaque do evento será a conexão com a Índia, além do monólogo “Gandhi, A Ética Inspiradora”, com o ator João Signorelli. (Veja a programação completa mais abaixo)

O evento será dividido em momentos on-line e presencial. Os dias 1 e 2 de abril terão atividades concentradas no Centro Municipal de Cultura, na Praça Professor Jacy de Assis, no Centro de Uberlândia.

A organizadora e instrutora de yoga, Lidia Tostes, celebra o carinho pelo projeto e diz que a iniciativa difunde conhecimento sobre práticas que realmente mudam nossas vidas.

“Em torno de 30 pessoas participam diretamente dessa realização, incluindo convidados especiais, como a médica e terapeuta ayurveda Ananda Ruguê, o especialista em Psicologia, Fisiologia e Yoga Roberto Simões e o próprio João Signorelli”, completou.

O “Sintonia Cultural” tem apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic).

Confira a programação completa

  • 30/03 (quarta), 10h, Palestra online
    Tema: A cultura indiana e os seus benefícios para a mulher com Ananda Ruguê
    Transmissão pelo instagram do Sintonia Cultural
  • 31/03 (quinta), 20h, Palestra online
    Tema: Como a filosofia do yoga chegou ao Brasil com Rogério Simões, de Santa Catarina
    Transmissão pelo instagram do Sintonia Cultural
  • 01/04 (sexta), Cine Teatro Nininha Rocha (Centro Municipal de Cultura)
    17h às 21h30
    : Feira Indiana
    18h: Palestra online – As plantas indianas no Brasil, com Marcos Vinícius Cunha e Zé Henrique Pareja
    Transmissão pelo instagram do Sintonia Cultural
    20h: Show de mantras – Grupo Alimento dos Deuses
    Ingresso gratuito que deve ser retirado nas lojas parceiras do evento, e arrecadação de 1 quilo de alimento não perecível que deve ser levado no dia
  • 02/04 (sábado), Centro Municipal de Cultura
    10h:
    Técnicas de respiração e meditação
    16h às 22h: Feira Indiana
    15h: Oficina Dança Odissi Com Carol Vaz, no Cine Teatro Nininha Rocha
    17h: Vivência pais e filhos, com Stenio Roberto de Moura Ramos, no playground
    19h: Noite cultural indiana com a peça teatral “Gandhi, a ética inspiradora” com João Signorelli
  • 03/04 (domingo)
    Sessão da peça Gandhi no assentamento Monte Horebe em Uberlândia para comunidade carente

Evento terá feira indiana

Junto à programação, o público poderá conferir uma feira indiana nos dia 1 de abril, das 17h às 21h30, e no dia 2, das 16h às 22h, ambos no Centro Municipal de Cultura.

A feira será um espaço de exposição e comercialização voltado para produtores locais. Alimentos orgânicos e artigos esotéricos, de artesanato e aromaterapia são alguns dos produtos disponibilizados, além de intervenções artísticas.

Meditação, palestras e arte

Na abertura do Sintonia Cultural, em 30 de março, Ananda Ruguê conduzirá uma live sobre o tema “A Cultura Indiana e os seus benefícios para a Mulher”.

No segundo dia, o público acompanha a live com Rogério Simões, que também é pós-doutorado em Ciência da Religião e falará, direto de Santa Catarina (SC), sobre a chegada da filosofia do Yoga ao Brasil.

No dia 1 de abril, a programação acontece no Cine Teatro Nininha Rocha, no Centro Municipal de Cultura. Nesse local, os terapeutas ayurveda Marcos Vinícius Cunha e Zé Henrique Pareja apresentarão, no final da tarde, a palestra online sobre as plantas indianas no Brasil, com transmissão online simultânea. À noite, haverá o show de mantras com o Grupo Alimento dos Deuses, a partir das 20h.

Para o último dia, haverá exercícios de respiração e meditação no período matutino. À tarde, será oferecida a oficina Dança Odissi, com a dançarina Carol Vaz, além de uma atividade lúdica voltada para pais e filhos, com o educador físico e terapeuta holístico Stenio Ramos.

Encerramento com monólogo de Gandhi

Foto de arquivo de Mahatma Gandhi  — Foto: getty images

Foto de arquivo de Mahatma Gandhi — Foto: getty images

Para fechar a segunda edição do evento, o Cine Teatro Nininha Rocha recebe, às 20h do dia 2 de abril, o monólogo “Gandhi, A Ética Inspiradora”. A peça é encenada há 15 anos pelo renomado ator João Signorelli, que estrelou produções como “Salve Jorge”, “Surtadas na Yoga” e “Caminhos das Índias”.

Na pele de Mahatma Gandhi e com roteiro de Miguel Filiage e Bene Catanante, o ator se volta para o momento em que o líder pacifista indiano inicia um jejum, como forma de chamar a atenção para a os pensamentos preconceituosos e sombrios que alimentam os povos.

O monólogo tem duração de 50 minutos e direção de Paulo Moretti. No domingo (4), a peça terá exibição extra para a comunidade carente do assentamento Monte Horebe, em Uberlândia, como contrapartida da aprovação pelo Pmic.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


29/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?