NOTÍCIAS

Hospital Universitário Clemente de Faria imuniza crianças contra o vírus sincicial respiratório


O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), em Montes Claros, começou a imunizar as crianças de 0 a dois anos contra o vírus sincicial respiratório (VSR), um dos maiores causadores de doenças respiratórias – como bronquiolite e pneumonia – nessa faixa etária.

Para proteger as crianças, foi firmada uma parceria entre o estado, o município e o Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan) do HUCF. Elas estão recebendo doses do anticorpo palivizumabe, que tem algumas indicações específicas, como explica a cardiopediatra Patrícia Lopes.

“A palivizumabe é uma imunoglobulina com anticorpos ‘prontos’ é deve ser aplicada em bebês prematuros com até 28 semanas, bebês com até 1 ano de idade, crianças portadoras de comorbidade, cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica, doença pulmonar crônica e bebês com displasia broncopulmonar”, fala responsável pela campanha no Caetan.

Após indicação do pediatra, os pais devem ir até a Secretária Municipal de Saúde, que faz o encaminhamento para o Caetan. A aplicação em lactantes também pode ocorrer, desde que haja prescrição médica.

Em crianças, podem ser usadas até cinco doses do medicamento, administradas a cada 30 dias, no período em que há a maior circulação do vírus. A aplicação da palivizumabe é realizada às sextas-feiras, no sétimo andar do Centro Ambulatorial de Especialidades.

“É importante que pais ou responsáveis se atentem ao dia e hora e não deixem de trazer as crianças, sempre de 7h às 9h. Outro fator importante é a quantidade de doses para cada criança. Vai depender da avaliação do pediatra, podendo ser entre uma e 5 doses, sendo aplicada uma por mês. Em 2021, a campanha assistiu aproximadamente 60 crianças. Para este ano, apesar de não termos uma meta pré-estabelecida, esperamos dar assistência pelo menos na mesma quantidade do ano passado”, destaca Sandra Regina, responsável pela campanha no Caetan.



Fonte: G1


14/02/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?