NOTÍCIAS

Lacres de latas e tampinhas plásticas para custear ações de humanização são arrecadados pelo HC-UFTM em Uberaba


Lacres de latas de alumínio e tampinhas plásticas são arrecadados pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba. O material é vendido a cooperativas de reciclagem e o recurso obtido é destinado a projetos voltados para o bem-estar dos pacientes internados na instituição e também ao reconhecimento do trabalho dos funcionários. Veja como ajudar mais abaixo.

Criada no fim de 2021, a campanha “Tampinhas do Bem” já arrecadou 46 kg de lacres de latas e 79 kg de tampas plásticas de bebidas (água, refrigerantes, leite, água de coco), alimentos líquidos (iogurtes e leites fermentados engarrafados), produtos de limpeza (água sanitária, desinfetantes), higiene (xampus, cremes dentais, protetores solares) e mesmo medicamentos (antibióticos, complexos vitamínicos).

Entre as iniciativas que serão beneficiadas pelas arrecadações estão atividades lúdicas desenvolvidas com crianças, gestantes e pacientes de todas as idades e especialidades, com o objetivo de amenizar a experiência de hospitalização e acolher os afetos desses pacientes, ao promover para o dia a dia da internação momentos que os façam esquecer das enfermidades e se reconectar com a alegria.

Alguns exemplos são as comemorações pelo Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, além da Páscoa, Festa Junina e Natal, atividades de pintura, oficinas de artesanato, rodas de leitura e contação de histórias.

Conforme a coordenadora do GTH, Luana Pereira Cunha Barbosa, o grupo não tem fonte de recurso próprio e sempre custeou as ações com doações externas e dos membros participantes. Ainda segundo Luana, as primeiras vendas da campanha resultaram em uma receita de R$ 250.

“Esse valor possibilitou fazermos a campanha de reconhecimento das mulheres no Mês da Mulher e o Painel de Mensagens Positivas para o hospital. Também criamos a campanha pensando no meio ambiente, na conscientização ambiental”, disse.

Eliana Graci Rosa Gonçalves de Mendonça, técnica em enfermagem lotada na Unidade de Cuidados Intermediários do HC-UFTM e componente do GTH, é bastante otimista com relação à campanha.

“Queremos movimentar mais gente ainda. Começamos no nosso setor, depois foi para o hospital todo e queremos que a sociedade participe conosco, porque além de estar ajudando com verbas para a humanização do hospital, estamos ajudando o meio ambiente”, completou.

Alguns restaurantes e lanchonetes localizados no entorno do hospital já aderiram à campanha e reservam tampinhas e lacres resultantes do consumo dos clientes, para coleta quinzenal por parte do GTH. Um exemplo é uma doceria/cafeteria localizada na Rua Frei Paulino.

Segundo Gustavo Ferreira Fernandes, proprietário do estabelecimento, a cafeteria tem conseguido separar praticamente 100% das tampinhas e lacres gerados na loja e repassado para o Grupo de Trabalho em Humanização.

“É uma iniciativa louvável que cumpre muito bem o papel social, e incentiva o descarte correto das tampinhas para conversão delas em matéria-prima para a fabricação de novos produtos”, comentou.

A campanha não tem data para terminar e está aberta a receber material de pessoas da comunidade ou estabelecimentos. As únicas regras para os interessados em colaborar são:

  • que o material seja entregue limpo;
  • que o material se restrinja aos lacres e tampinhas (as latas inteiras e as garrafas/frascos dos produtos não são recebidos).

Para mais informações, o telefone de contato é (34) 3318-5278 e o e-mail do grupo é [email protected].

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


14/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?