NOTÍCIAS

Novos hidrômetros de grandes consumidores em Uberlândia devem ser pré-equipados para telemetria


O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) exige que novos hidrômetros de grandes consumidores (DN 1” Qmáx de 10m³/h) estejam equipados ou pré-equipados para telemetria em Uberlândia. A medida atende à resolução 11, publicada no Diário Oficial de Uberlândia no dia 12 de maio de 2021, com base na lei federal 13.312/16.

Os hidrômetros de pequenos consumidores (DN ¾” Qmáx até 5m³/h), utilizados em residências e comércios, devem estar pré-equipados a partir de 25 de julho.

A diretora de planejamento do Dmae, Angélica Spirandelli, informa que essa obrigatoriedade integra as ações de implantação do sistema de medição individualizada em condomínios verticais e horizontais.

“A lei federal 13.312/16 estabeleceu um prazo de cinco anos para o sistema de medição individualizada entrar em vigor, incluindo a medição remota, ou seja, por telemetria. Dessa forma, estamos cumprindo a lei e nos antecipando aos novos modelos de medição que serão implantados pela autarquia”, afirmou.

Representantes da construção civil foram orientados em janeiro

Segundo o Dmae, o departamento entrou em contato com representantes do sindicato da construção civil em janeiro de 2022, a fim de de prestar orientação sobre a nova exigência.

Foi recomendado na ocasião a divulgação para que casas e lojas de materiais de construção se adequem à resolução, com a comercialização de hidrômetros pré-equipados ou equipados para telemetria, já que são obrigatórios para grandes consumidores e nos próximos meses serão exigidos para todos.

Monitoramento à distância

Funcionário Dmae em serviço em Uberlândia — Foto: Dmae/Divulgação

Funcionário Dmae em serviço em Uberlândia — Foto: Dmae/Divulgação

Em 2020, o Dmae executou um monitoramento diário de consumo a distância em 40 grandes consumidores de Uberlândia, como em fábricas localizadas no Distrito Industrial e condomínios residenciais nos bairros Copacabana e Jardim Holanda. A ação durou seis meses.

A tecnologia tem como benefício: a rapidez, o monitoramento dos hidrômetros à distância e a leitura em locais de difícil acesso. Também é possível, acompanhar o consumo diariamente, detectar vazamentos internos e constatar irregularidades no medidor.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


26/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?