NOTÍCIAS

Reciclagem de vidros cresce mais de 10% em Uberlândia; saiba a importância e também como descartar da maneira correta


A reciclagem de vidro pelas associações de recicladores aumentou em Uberlândia e passou de 1.313,48 para 1.453,09 toneladas. O dado é de 2021, em comparação ao ano anterior, e equivale a um aumento de 10,63%.

O material pode ser 100% reaproveitado e reduzir o volume de lixo nos aterros, economizar água e evitar a extração de areia, matéria prima do vidro. Além de gerar renda para os recicladores, o processamento e a comercialização trazem benefícios ambientais e econômicos, visto que pode permanecer na natureza por cerca de 10 mil anos poluindo solos e águas.

Veja mais abaixo como acondicionar vidros para a reciclagem.

Em Uberlândia, a transformação do vidro contribui para a renda de grupos que integram o projeto Recicla Vidros, formado por 4 associações e uma cooperativa de recicladores e catadores: Arca, Abrcs, Coru, Arbe e Assotaiamã. As associações também contam com quatro caçambas e um triturador para acondicionar e reciclar o material recolhido.

“O aumento do percentual é decorrente da ampliação da coleta seletiva na cidade. No ano passado ampliamos o serviço para mais 17 bairros, alcançando 85% de cobertura da coleta seletiva em Uberlândia, disse o supervisor de gestão de resíduos sólidos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Arthur Rosa Públio.

De todo o material recolhido pela Coleta Seletiva feita pelo órgão, a quantidade em vidro equivale a 36%. “Vale lembrar que além da coleta realizada pelo ecocaminhão, alguns moradores entregam os vasilhames diretamente nas associações”.

Como fazer o descarte correto?

O vidro é um material que deve ser descartado com cuidado. Coloque os cacos dentro de caixas de papelão ou garrafas PET e se possível identifique-o.

Para o recolhimento de recicláveis, Uberlândia conta com a Coleta Seletiva (clique aqui e veja em qual dia ela passa no seu bairro) e com a distribuição de Ecopontos da Prefeitura.

Além disso, as cooperativas e associações parceiras possuem caçambas disponíveis. Para mais informações, o morador pode ligar no Fone Fácil 115 ou escrever para o coletaseletivauberlandia@gmail.com.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


17/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?