NOTÍCIAS

Retrospectiva 2021: Confira os principais fatos que marcaram o ano em Rio Paranaíba

Rio Paranaíba (Foto: Alexandre Henrique/Arquivo Pessoal)

O ano de 2021 em Rio Paranaíba foi um bastante movimentado onde o mundo político se renovou com a posse de novos vereadores da Câmara Municipal e a posse do prefeito reeleito Valdemir Diógenes. A pandemia da Covid-19 desacelerou com o avanço da vacinação e trouxe de volta ao rosto do rio paranaibano, a esperança de dias melhores, mesmo diante de muitas percas.

 

SEGURANÇA PÚBLICA

 

Na segurança pública houve a ‘dança das cadeiras’, com a transferência do então Tenente Adriano para o comandado da 216ª CIA de São Gotardo e a chegada do Tenente André Fortuna que deu continuidade ao excelente trabalho de coibir todo tipo de crime no município, inclusive, com a prisão de vários elementos que atormentavam a vida da sociedade.

 

Ainda na segurança pública, houve a saída do Delegado Felipe Façanha e a chegada do novo titular da Polícia Civil Dr. Marcos Patrick, que levou à prisão diversas pessoas através do trabalho em conjunto com os demais órgãos de segurança pública.

HOMENAGENS

 

Aos poucos, os eventos presenciais foram sendo retomados na cidade e muitas homenagens foram entregues, como foi o caso da Medalha Desembargador Hélio Costa ao Capitão da Polícia Militar, Alvimar Adriano Alves, destinada pelo Tribunal de Justiça Minas Gerais através da comarca de Rio Paranaíba.

 
Foto: Gilberto Martins/Paranaíba Agora

A Câmara Municipal realizou a entrega do título de mulher de cidadã a nove mulheres que possui grande representatividade no município, além de várias moções de aplausos e de pesar.

 

O campus da Universidade Federal de Viçosa completou 15 anos e por consequência disso, o escritor e historiador Jeremias Brasileiro em parceria com a ex-estudante da instituição, Lara Luiza, lançou um livro contando a história da instalação da universidade em Rio Paranaíba. As Câmaras de Vereadores de diversas cidades da região concederam à UFV moção de aplausos pelos relevantes serviços prestados à sociedade, principalmente, no combate à pandemia de Covid-19 com a realização dos exames que detectam a doença.

E, sem dúvidas, um dos pedidos mais ouvidos pela reitoria da universidade neste ano, foi a instalação do curso de medicina em Rio Paranaíba. O pedido de todas as cidades da região, resultou numa visita da equipe técnica da UFV, onde constataram que a região possui potencial para a possível instalação não só de curso de medicina, mas dos demais cursos da área da saúde. Porém, segundo o reitor, Demétrius David, é necessário cautela neste momento. 

Além disso, em novembro, Rio Paranaíba recebeu a visita do Governador do Estado, Romeu Zema. Com a presença de Zema na cidade, houve o anúncio de recursos também para o município, quanto para a o campus da UFV. Além disso, o chefe do executivo estadual concedeu entrevista à imprensa local por cerca de 40 minutos e falou sobre diversos assuntos.

 

PODER EXECUTIVO

 

No Poder Executivo, as obras não pararam e recentemente, a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Obras deu início à substituição das luminárias dos postes por lâmpadas de LED, gerando mais economia aos cofres públicos e menos manutenção no futuro. No esporte, houve a reabertura do Estádio Municipal Jaime Silva que ficou interditado pelo Corpo de Bombeiros por mais dois anos e diversos atletas se destacando em várias modalidades nas competições realizadas em diversas cidades.

Na Cultura e no Turismo, Rio Paranaíba também não ficou para trás. Mesmo sem realização do tradicional carnaval de rua que reúne milhares de foliões, a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer continuou trabalhando e recentemente lançou sua marca: Rio Paranaíba “Celeiro de Minas”. Além disso, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, a cidade ganhou um brilho especial na época natalina com as luzes que encantaram muitas pessoas que passaram pelos principais pontos turísticos do município.

 

A criançada também teve a oportunidade de voltar a festejar na Praça Central a chegada do Papai Noel, após um ano difícil com as restrições da pandemia de covid-19. Milhares de brinquedos foram distribuídos para as centenas de crianças que participaram do momento festivo no centro da cidade.

Por falar em saúde, a Secretaria de Saúde não ficou para trás com um trabalho competente de uma equipe responsável que, em muitas das vezes, colocou o trabalho em primeiro plano para conter a pandemia da Covid-19 no município. Em janeiro deste ano, a primeira pessoa a ser vacinada contra a doença foi uma técnica de enfermagem, dando assim, abrindo assim, o período de imunização na cidade.

 

E o cidadão rio paranaibano atendeu ao chamado da Secretaria de Saúde e compareceu em massa para ser vacinado. Segundo os últimos dados divulgados pelo setor de epidemiologia, atualizado no último dia 11, mais de 90% da população já estava com o esquema vacinal completo. O resultado da imunização no município foi a redução dos casos positivos da doença que, infelizmente chegou ao pico de 100 casos diários e 35 óbitos.

Com essa redução no número de casos positivo, o município decretou a revogação do uso de máscaras de proteção em ambientes abertos, dividindo opiniões pela cidade.

 

Também houve o retorno às aulas presenciais nas escolas municipais e estaduais, assunto que rendeu vários comentários e opiniões contrárias. Mas, mesmo diante disso tudo, os estudantes retornaram às escolas para aproveitaram pouco mais de 30 dias de aulas presenciais. E por falar em aulas, algumas escolas estão sendo reformadas e adequadas, como o é o caso da Escola Municipal Padre Goulart que, ao invés da tradicional escadaria para ter acesso ao segundo piso, ganhou uma rampa, se adequando à acessibilidade.

 

SOCIAL

Em relação ao lado social, com a retomada dos eventos presenciais, a campanha em prol do Hospital de Amor que, neste ano chegou à 9ª edição, pôde ser realizada com a realização de lives e leilões. Nesta semana, a coordenação da campanha divulgou que entregou ao hospital a doação de pouco mais de R$ 253 mil, mostrando mais uma vez que a população de Rio Paranaíba é sempre grata ao valoroso atendimento que recebe em Barretos, no interior do Estado de São Paulo.

 

A Casa de Repouso Confrade Antônio do Carmo Pimenta teve a posse da nova diretoria e recentemente também recebeu a presença do deputado estadual Bosco, que através da intervenção da vereadora Lóren Luiza, entregou à SSVP, um novo veículo que será muito útil a todos os vicentinos e internos da casa.

O AVANÇO DA IMPRENSA LOCAL

Na imprensa local, houve avanço na tecnologia radiofônica. Recentemente a direção da Fundação José Resende Vargas, adquiriu uma nova mesa de som para a Rádio Paranaíba FM que, neste ano, completou 65 anos de história. O novo equipamento, no entanto, proporcionou aos ouvintes melhor sonorização no rádio, além claro, da emissora de tornar 100% digital, abandonando de vez, o sistema analógico.

 

As emissoras de rádios tiveram um papel importante durante a pandemia de Covid-19, onde levou informação e transmitiu diversos eventos em que a população não podia comparecer. Os profissionais que lá trabalham, não mediram esforços para sempre levar a informação com maior rapidez e profissionalismo.

 

Já na internet, a empresa Paranaíba Agora Comunicação cresceu ainda mais e também publicou as principais informações de Rio Paranaíba e toda região, se consolidando com um dos principais veículos de comunicação do município. Somente em 2021, de acordo com dados do Google, o site Paranaíba Agora, teve mais de 1.200.000 (um milhão e duzentas mil) visualizações.

Em outubro, no aniversário de cinco anos da empresa Paranaíba Agora Comunicação, foi lançado um novo site que tratará somente de notícias do agronegócio, o qual também contará com atualização em tempo real do mercado financeiro e diversas parcerias em 2022.

 

Assim, diante de diversos comentários muitas das vezes negativos, a imprensa local de Rio Paranaíba evoluiu para ficar sempre mais próximo do ouvinte e/ou leitor. Não foi um ano fácil, porém, a imprensa assim como outros setores da cidade, não parou e continuou informando e fazendo seu trabalho com profissionalismo e responsabilidade com a verdade dos fatos informados.

 

De fato, tivemos muitos fatos que marcaram nossa história neste ano. Porém, selecionamos os principais para você se recorde de como foi nossa caminhada até chegamos ao fim de mais ano. Nunca deixe de acreditar no seu sonho… siga sempre com a cabeça erguida!

 

A você leitor e ouvinte que nos acompanharam durante todo esse ano, desejamos com seu 2022 seja de boas notícias e de grandes realizações. Feliz ano novo a todos!




29/12/2021 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?