NOTÍCIAS

Rio Paranaíba volta a sofrer com incêndio em lotes vagos

Se não bastasse os inúmeros problemas respiratórios que o tempo seco traz à saúde, a irresponsabilidade de algumas pessoas agrava ainda mais a situação. É só começar o período de seca que algum inconsequente resolve colocar fogo em lotes vagos em Rio Paranaíba. Na noite desta segunda-feira (24), um incêndio de grandes proporções está queimando um pasto e lotes no centro da cidade.

O incêndio foi registrado por um leitor do Paranaíba Agora. Ele nos enviou as imagens pedindo ajuda para acionar o caminhão da pipa da prefeitura para tentar controlar as grandes chamas que se alastraram.

As causas e autoria do incêndio são desconhecidas, mas o que fica é a densa fumaça que pode ser vista por diversos bairros da cidade. O setor de fiscalização da prefeitura municipal já destacou que há legislação que pune os responsáveis pelos incêndios em lotes vagos e que, conforme o Artigo 94 do Código de Postura do município, é terminantemente proibido ‘queimar lixo ou qualquer material que produza fumaça, mesmo no interior dos quintais’.

A sansão para quem for flagrado cometendo esse crime, são multas que variam de R$ 50 a R$ 6.400,00. Além da lei municipal, a Legislação Brasileira também proíbe a prática, onde o responsável poderá até ser preso de um a cinco anos. Segundo o Art. 54; §2°, II da Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, ‘causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora’, possui pena de reclusão de um a quatro anos e multa.

Ainda segundo o § 2°, II, ‘causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população’, gera uma pena de reclusão de um a cinco anos.

Um dos principais problemas para esse tipo de situação, segundo o setor de fiscalização, são os lotes sujos em diversos pontos da cidade. Muitos proprietários já foram multados e a própria prefeitura já fez a limpeza de vários lotes vagos para evitar, além das queimadas, animais peçonhentos conforme nossa redação por diversas reportou.

O setor de fiscalização da prefeitura municipal, ressalta, no entanto, que as pessoas podem denunciar através do disk-denúncias: (34) 9 9991-4770 ou mesmo para a Polícia Militar, através do telefone (34) 3855-1282, em casos de queimadas. Se você souber quem são as pessoas responsáveis que causaram o incêndio, denuncie. Não seja cúmplice!




24/05/2021 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?