NOTÍCIAS

Rompimento em tanque de produto que trata água pode causar falhas no abastecimento em Uberaba


A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou nesta terça-feira (22) que um acidente na Estação de Tratamento de Água (ETA) poderá causar intermitência no abastecimento de toda a cidade, a partir da manhã de quarta-feira (23). O tanque principal que armazena hipoclorito de sódio, produto usado na cloração da água, se rompeu.

As equipes de engenharia trabalham na manutenção emergencial para substituir as peças avariadas e conectar, nas próximas horas, o outro reservatório com o hipoclorito de sódio, pronto para ser utilizado no processo de tratamento da água.

“Caso não seja possível fazer as conexões necessárias hoje [22], a Codau lançará mão do método anterior de cloração da água, utilizando cloro granulado. Entretanto o estoque é limitado”, explicou o gerente de Abastecimento da ETA, Fernando Lucas Tibola.

Técnicos da empresa contratada, fornecedora da tecnologia, dos produtos e equipamentos, que geram o hipoclorito de sódio líquido, a partir do sal comum, já estão a caminho de Uberaba para dar a assistência necessária para o caso. E junto com a engenharia da Codau irão também investigar o motivo do acidente.

“Não temos, no momento, nenhuma perspectiva de reduzir a produção de água na ETA, mas o caso requer precaução de nossa parte, por isto estamos comunicando a possibilidade de intermitência, caso a manutenção se estenda mais do que o previsto”, alertou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Segundo a Codau, o acidente não feriu nenhum servidor, pois o local é isolado do restante da estação e acesso restrito apenas para vistorias. O hipoclorito de sódio vazou para a área de contenção e depois escorreu no pátio. Não houve risco algum para a continuidade dos trabalhos na ETA e sem perigo para a vizinhança.

A orientação para os consumidores é o controle das reservas das caixas d’água domésticas, até novo comunicado sobre a conclusão dos trabalhos de reparos, com a volta da normalidade no tratamento de água.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


22/02/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?