NOTÍCIAS

Santa Casa de Patos de Minas deve ser habilitada para tratamento oncológico pelo SUS em abril


Após meses de busca da Prefeitura, a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas deverá receber a habilitação do Ministério da Saúde para tratamento oncológico em abril. O anúncio foi feito pelo prefeito Luis Eduardo Falcão (Podemos), nesta sexta-feira (25).

Desde o fechamento do Hospital São Lucas, que era credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar tratamentos contra o câncer em parceria com o Centro Oncológico AZ Noroeste, os pacientes que precisam de quimioterapia e radioterapia, fazem os procedimentos em hospitais particulares da cidade, com pagamento os custos arcados pela Secretaria Municipal de Saúde. Em casos mais graves, os pacientes são encaminhados para Uberaba e Belo Horizonte. Relembre abaixo.

“O credenciamento deve ser finalizado no mês que vem, após todo este trâmite, que é complicado. Estivemos com o ministro da Saúde, habilitando os 30 leitos de UTI da Santa Casa e ele viu que se trata de um hospital filantrópico e pediu que a equipe direcionasse a oncologia para a unidade o mais rápido possível. Depois de meses de trabalho devemos ter isso normalizado”, disse o prefeito.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, alguns detalhes precisam ser finalizados, porém, a habilitação já foi aprovada por uma câmara técnica regional e também recebeu análise positiva por parte do Estado.

“A pouco tivemos uma reunião com o Centro Oncológico AZ, com a presidência da Santa Casa, para fazer a tratativa entre as partes, para que a oncologia volte para Patos de Minas e as pessoas não precisem se deslocar. Nós estamos reestruturando a saúde do município e esse é um pilar importante e não queremos ver as pessoas sofrendo”, pontuou Falcão.

Situação dos atendimentos

Desde 2019, o atendimento dos pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) eram feitos de forma terceirizada pelo Centro Oncológico AZ Noroeste. A clínica faz o atendimento inicial dos pacientes e, em seguida, os direciona para hospitais em Uberaba e Belo Horizonte.

A intermediação desse atendimento era feito pelo Hospital São Lucas, porém, com o fechamento da unidade, quem passou a cuidar da questão foi a Prefeitura.

O descredenciamento do Hospital São Lucas feito em publicação do Ministério da Saúde foi, de acordo com a Prefeitura de Patos de Minas “trâmite interno do Ministério da Saúde, uma vez que o fechamento do hospital, que é particular, foi anunciado pelos seus proprietários”.

O mesmo processo ocorreu também com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que agora pertencem à Santa Casa de Misericórdia. À época, já havia expectativa por parte do Executivo de novos prestadores fossem credenciados na cidade.

Hospital São Lucas em Patos de Minas antes do fechamento em 2021 — Foto: Emílio Braga/ TV Integração

Hospital São Lucas em Patos de Minas antes do fechamento em 2021 — Foto: Emílio Braga/ TV Integração

Fechamento do Hospital São Lucas

No dia 16 de abril de 2021, após decisão da Justiça, um acordo foi firmado entre a Prefeitura e a Arcap, para transferência do serviço de hemodiálise do Hospital São Lucas para a Clínica do Rim do Alto Paranaíba. A associação alegou falta de qualidade no serviço prestado pelo hospital.

Após o acordo, a Prefeitura teve 30 dias para cumprir os prazos de transferência de todos os pacientes de hemodiálise para a outra unidade, começando a transferência no dia 17 de maio.

Na época, o Hospital São Lucas informou que, caso a hemodiálise fosse transferida para a Clínica do Rim, eles não teriam condições de continuar. Em junho do ano passado, a unidade anunciou que iria fechar as portas.

Os atendimentos foram encerrados em outubro. Em dezembro, a Prefeitura de Patos de Minas determinou uma intervenção administrativa no imóvel do antigo Hospital São Lucas.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


25/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?