NOTÍCIAS

Agências bancárias de Uberlândia deverão ter intérprete de Libras para atendimento de clientes surdos ou com deficiência auditiva | Triângulo Mineiro


Se o prefeito Odelmo Leão (PP) sancionar o Projeto de Lei 114/21, de autoria do vereador Neemias Miquéias (PSD), as agências bancárias de Uberlândia serão obrigadas a disponibilizar um tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender a população surda.

A proposição aprovada por maioria simples na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (4), acrescenta o dispositivo à Lei 9148/2006 que determina prazo para o atendimento de clientes nas agências e demais estabelecimentos de crédito da cidade.

Segundo Miquéias, o projeto tem por objetivo inserir, cada vez mais, as pessoas com deficiência auditiva ou surda nos segmentos que necessitam de um maior cuidado, entre eles o atendimento no caso do ramo financeiro.

“A ausência de intérprete pode expor as pessoas com deficiência auditiva ao constrangimento, uma vez que elas nem sempre conseguem se expressar verbalmente”, justificou.

O que diz o projeto aprovado

A obrigatoriedade desses estabelecimentos manterem um profissional tradutor e intérprete de Libras poderá ser substituída por plataforma de acessibilidade. Um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais como texto, áudio e vídeo, para Libras.

Neste caso, a interação deverá ser realizado por intermédio de um atendimento virtual por aplicativo ou central de Libras, que faça a mediação do usuário com o tradutor e intérprete, instalados em computadores ou dispositivos móveis.

Se sancionada, a lei também exigirá que os estabelecimentos afixem, em local acessível e de fácil visualização, cartaz ou mídias digitais contendo com o símbolo acessível de Libras.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


04/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?