NOTÍCIAS

Calor e pancadas de chuva são esperados durante o 1º fim de semana de março no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG


As altas temperaturas registradas ao longo do feriado de carnaval devem continuar no 1º fim de semana de março nas cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Entre esta sexta-feira (4) e o próximo domingo (6), os termômetros podem chegar aos 35ºC.

Além disso, há chances de pancadas de chuva nas três regiões nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas de nível amarelo para o fim de semana. O aviso vale desta sexta-feira até as 11h de sábado (5). Veja mais informações sobre o alerta logo abaixo.

De acordo com a climatologista Alcione Wagner, imagens de satélite mostram a formação de nebulosidade convectiva sobre as regiões devido a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Esse fenômeno aumenta as possibilidades de chuva no fim de semana.

“São esperadas pancadas de chuva isoladas, com possibilidade de serem mais intensas e com raios e rajadas de vento”, afirmou.

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) também aponta o risco de tempestades não severas em Uberlândia, Uberaba e Paracatu, além das cidades no entorno.

Tempo fechado no Bairro Umuarama, em Uberlândia - 18/02/2022 — Foto: Valéria Almeida/TV Integração

Tempo fechado no Bairro Umuarama, em Uberlândia – 18/02/2022 — Foto: Valéria Almeida/TV Integração

De acordo com o alerta emitido pelo Inmet, até a manhã de sábado, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros em uma única hora, ou então, de 50 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 40 km/h e 60 km/h.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:

  • em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Alerta do Inmet abrange Triângulo Mineiro, Noroeste de Minas e a maior parte do Alto Paranaíba — Foto: Inmet/Reprodução

Alerta do Inmet abrange Triângulo Mineiro, Noroeste de Minas e a maior parte do Alto Paranaíba — Foto: Inmet/Reprodução

Veja abaixo as temperaturas em alguns municípios:

Temperaturas nas principais cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Uberlândia18°C32ºC
Uberaba17ºC34ºC
Araguari16ºC31ºC
Ituiutaba21ºC35ºC
Patrocínio15°C31ºC
Patos de Minas15ºC33ºC
Araxá17°C31ºC
Paracatu17ºC32ºC
  • Sexta-feira (4): ensolarado pela manhã com aumento de nuvens durante a tarde. Chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 15ºC e 35ºC.
  • Sábado (5): ensolarado pela manhã com aumento de nuvens durante a tarde. Chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 17ºC e 33ºC.
  • Domingo (6): ensolarado pela manhã com aumento de nuvens durante a tarde. Chance de pancadas de chuva à tarde, e tempo aberto à noite. Temperaturas entre 16ºC e 34ºC.

Veja como fica a temperatura na sua cidade.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


04/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?