NOTÍCIAS

Criança que sofreu queimaduras em Patos de Minas tem cirurgia nos pés descartada; babá foi denunciada


De acordo com a mãe dela, a criança não vai precisar de fazer cirurgia nos pés por causa dos ferimentos. Uma nova avaliação foi agendada para o dia 27 de março. Ainda segundo ela, a expectativa é que a menina receba alta da unidade de saúde ainda nesta quinta-feira.

  • Mãe denuncia babá em Patos de Minas após filha aparecer com queimaduras: ‘Mulher muito má’, disse criança
  • Criança que sofreu queimaduras em Patos de Minas segue internada e pode ter que passar por cirurgia nos pés
Queimadura em uma das mãos na criança de 3 anos em Patos de Minas — Foto: Priscila Alves de Oliveira/Arquivo pessoal

Queimadura em uma das mãos na criança de 3 anos em Patos de Minas — Foto: Priscila Alves de Oliveira/Arquivo pessoal

A criança foi internada no Hospital Regional Antônio Dias ao apresentar queimaduras de 2º grau pelo corpo. Os ferimentos foram constatados na última sexta-feira (25) pela mãe da menina após ela chegar da casa da babá.

Segundo a Polícia Militar (PM), os militares foram acionados pelo Conselho Tutelar no sábado (26). Um dos conselheiros que acompanhava o caso na unidade de saúde relatou que a vítima apresentava queimadura nas nádegas em formato de “V”, parecida com o formato de um ferro elétrico.

Em nota, a Polícia Civil informou que instaurou um procedimento para apurar a ocorrência de maus-tratos. O caso será investigado pela 2ª Delegacia do município.

No hospital, a criança estava acompanhada da mãe, de 28 anos. Aos militares, ela relatou que deixou a menina na casa da babá no Distrito Industrial, por volta de 7h de sexta-feira.

Segundo Priscila, ao retornar para buscar a menina, por volta das 16h, notou que havia pomada nos pés da filha. A vítima também apresentava escoriações no nariz e na testa.

Ao questionar o motivo, a babá afirmou que a criança havia se queimado. Sobre os ferimentos no rosto, a cuidadora disse que a própria menina havia relatado que tinha se machucado no carro e não sabia o que havia ocorrido.

“Eu voltei do serviço por volta das 16h, como de costume. Sempre minha menina vem correndo para o portão, mas nesse dia ela não veio. Depois veio a babá dizendo que havia acontecido um incidente, que ela estava brincando no quintal e estava muito quente e ela tinha queimado os pés. Na hora questionei ela, que me respondeu que tinha sido em uns ferros que ficam jogados. Perguntei sobre as marcas no rosto e ela disse que já tinha chegado machucada”, afirmou a mãe.

No entanto, a mãe explicou que a criança não apresentava nenhuma lesão ao chegar na casa da babá. Posteriormente, a mesma percebeu outras queimaduras nas mãos e nas nádegas.

“Ela falou ‘mamãe, ela me queimou com ferro, com ferro de passar roupa, mamãe’. Ainda relatou que depois que os pés estavam machucados, ela pisou neles. Quando peguei minha filha, a parte de cima dos pés realmente estavam vermelhas. A babá até disse ‘os pés estão vermelhos, mas eu não sei o motivo’. Foi muita covardia. Por que ela não me ligou? Por que não pediu ajuda?”, disse Priscila à TV Integração.

Ainda conforme a ocorrência, a criança foi levada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que a encaminhou para o Hospital Regional. A mãe complementou que não acionou a Polícia Militar, pois buscou atendimento médico para a filha.

Aos militares, a jovem também contou que percebeu que na casa babá havia outras crianças com pomadas nas costas.

Queimaduras nos pés de criança de 3 anos em Patos de Minas — Foto: Priscila Alves de Oliveira/Arquivo pessoal

Queimaduras nos pés de criança de 3 anos em Patos de Minas — Foto: Priscila Alves de Oliveira/Arquivo pessoal

De acordo com a PM, durante conversa com a mãe, a criança disse apenas que “aquela mulher é muito má, ela me queimou com o ferro”. A jovem então tentou conversar mais com a filha para descobrir o que havia ocorrido, porém, a menina não conseguiu explicar qual tipo de instrumento havia sido usado e não passou mais detalhes.

Os militares então se dirigiram até a casa da babá, que confirmou ter ficado com a criança no dia anterior, mas negou a agressão. Segundo ela, não percebeu se a menina estava com ferimentos no rosto quando chegou, pois, estava ocupada com o filho de 8 meses que estava com febre.

Conforme a ocorrência, a jovem também afirmou que a vítima brincava no quintal da casa com outro filho dela, de 2 anos. Pouco depois, ela percebeu que a criança mancava e notou que os pés estavam queimados e o rosto machucado.

A babá disse que questionou a criança sobre os machucados no rosto e ela afirmou que havia se ferido no carro. Quanto às queimaduras, a jovem contou que a menina pisou em alguns ferros expostos ao calor e sol e que, possivelmente, estavam aquecidos.

Ainda de acordo com a PM, sobre as demais crianças com pomadas nas costas, os conselheiros tutelares não encontraram nenhuma lesão nos 4 filhos da babá. A jovem não foi presa devido à ausência de flagrante.

A TV Integração foi até a casa da babá, mas ela não quis gravar entrevista.

De acordo com o conselheiro tutelar responsável pelo caso, Claysson Fonseca Sousa, a babá agiu com naturalidade e confirmou a versão dada à PM.

“Ela fala como se não houvesse acontecido. Como se ela não tivesse ciência, que realmente não fosse ela a praticar a atitude. Age com naturalidade, dizendo que a criança queimou os pés em uns ferros que ficam no fundo do quintal e que ela não tem ciência do que são as outras queimaduras”, ponderou.

Agora, o Conselho Tutelar acompanha o caso e aguarda a investigação.

“Após a alta médica, o Conselho Tutelar vai encaminhá-la para tratamento psicológico. As autoridades policiais vão ser comunicadas. Como ela já está em atendimento hospitalar, acredito que não será necessária perícia, mas aí depende do andamento da investigação”, concluiu.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


03/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?