NOTÍCIAS

Estudo da bacia do Rio da Prata vai propor estratégias de melhor uso e desenvolvimento sustentável em Presidente Olegário


Um estudo que vai avaliar a bacia do Rio da Prata, em Presidente Olegário, foi lançado na manhã desta terça-feira (19). A intenção é realizar o diagnóstico de Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) para o desenvolvimento de estratégias para melhorar a utilização da água e desenvolvimento sustentável do município.

O Rio da Prata é um importante afluente do Rio Paracatu, que por sua vez é o maior afluente do Rio São Francisco. Veja abaixo.

A iniciativa faz parte do Programa Restaurar, estruturado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas). O estudo vai detalhar a disponibilidade hídrica superficial, o uso e ocupação do solo e as unidades de paisagem.

De acordo com o gerente do Sebrae Minas, Marcos Geraldo Alves, ações de revitalização da bacia hidrográfica devem ser sugeridas a partir do resultado do levantamento.

“Entendemos que a água influencia em todos os segmentos da sociedade, passando não só pela agropecuária, mas também pela estrutura das cidades, a fim de mitigar os impactos ambientais e melhorar a gestão hídrica da bacia”, disse Alves.

Além do Sebrae, o diagnóstico é uma proposta da Prefeitura, com apoio da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), Governo de Minas Gerais, Câmara de Presidente Olegário e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O Rio da Prata é um dos principais afluentes do Rio Paracatu, que por sua vez é o maior afluente do Rio São Francisco, contribuindo com cerca de 40% da vazão do “Velho Chico”. O Rio da Prata nasce no município de Presidente Olegário e tem sua foz no município de João Pinheiro, sendo muito importante para a agropecuária da região.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


19/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?