NOTÍCIAS

Plano de prevenção e combate a incêndios na zona rural é discutido em Uberaba


O Plano de Preparo e Prevenção a Incêndios na zona rural de Uberaba foi discutido na última quarta-feira (16), em uma reunião entre a Secretaria do Agronegócio (Sagri) e o Corpo de Bombeiros.

Na data, foram apresentados 6 pontos, analisados em mapas de calor, que irão receber a ação. A ideia é criar frentes com caminhões-pipa fixos e brigadistas nas regiões. São elas:

  • proximidades da Usina Vale do Tijuco;
  • posto Tijuco na BR-050;
  • Santa Rosa na LMG-798;
  • Peirópolis;
  • Comunidade da Baixa;
  • Capelinha do Barreiro.

De acordo com o capitão dos bombeiros Marcelo Bosco, as 6 áreas apontadas levaram em conta as principais manchas de calor – incêndios em vegetação – verificadas via satélite na zona rural do município, entre os anos de 2017 e 2021.

Para dar andamento à ação, o diretor do Sindicato Rural, Alexandre Cavalcanti, informou que será preciso unir forças com outras entidades e que os produtores também terão participações.

“Precisamos da parceria das 3 usinas, das 2 concessionárias que exploram as rodovias 050 e 262 e das empresas Duratex e Magnesita”, disse.

Bosco ficou responsável por apresentar a proposta aos parceiros do Projeto Brigadas Voluntárias Rurais de Prevenção e Combate a Incêndios e às usinas Delta, concessionária Eco050, Vale do Tijuco e Uberaba.

“Sabemos que o interesse é de todos, afinal, se o incêndio propagar vai atingir áreas de fazendas, de usinas e assim por diante, infelizmente. Por isso, precisamos unir forças e nos organizarmos para o trabalho preventivo e, se necessário, de combate”, disse o secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani.

O gerente de Sustentabilidade da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), Geraldo Magela, o engenheiro de Segurança do Trabalho da usina Uberaba, Rodrigo Pissinati e a coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da usina Delta, Cláudia Macho, destacaram às ações e capacitações das empresas na ação e demonstraram interesse em participar.

A Prefeitura informou que o Sindicato Rural e Secretaria do Agronegócio irão levantar as demandas para estruturar cada uma das 6 frentes de combate e apresentar as proposições aos apoiadores.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


18/02/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?