NOTÍCIAS

Zema confirma Onda Roxa com toque de recolher para as macrorregiões com possibilidade de colapso na saúde

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), confirmou a criação de uma Onda Roxa do programa Minas Consciente, que impõem medidas mais duras contra a propagação da covid-19 em cidades que apresentaram risco iminente de colapso na saúde pública devido à doença. Entre as medidas que essa fase prevê, está um toque de recolher todos os dias da semana de 20h às 5h.

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa do chefe do executivo estadual, que foi transmitida através de uma live realizada nos perfis oficiais de Zema nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (3). Além do governador de Minas, estavam presentes o secretário de Estado de Saúde, o doutor Carlos Eduardo Amaral, e a superintendente de Vigilância Epidemiológica Janaína Passos de Paula.

Onda Roxa

As regiões Noroeste do Estado e Triângulo Norte foram enquadradas nessa Onda Roxa e vão permanecer com medidas de restrição pelos próximos 15 dias. Após esse período, a situação vai ser analisada novamente, podendo se manter ou deixar essa fase.

Além dos casos confirmados e de óbitos relacionados a covid-19 nessas duas cidades, os sistemas de saúde desses municípios estariam sobrecarregados por receber casos de prefeituras vizinhas. Dessa forma, o governador Zema explicou porque essas duas cidades foram enquadradas na Onda Roxa.

“É importante falar que os prefeitos de Uberlândia e Patos de Minas, cidades polos do Triângulo Norte e Noroeste de Minas, já tomaram medidas duras e restritivas, mas não foram suficientes. Isso porque as cidades no entorno continuam produzindo pacientes com (covid-19) e enviando para os municípios polos”, argumenta.

Confira quais são as medidas de restrição que essas cidades devem adotas: 

– Toque de recolher das 20h às 5h – Suspensão da atividade do comércio não essencial – Suspensão de cirurgias eletivas – Apoio das forças de segurança – Moradores só poderão sair de casa para atividades essenciais – Uso obrigatório de máscara em qualquer espaço – Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe – Proibição de reuniões de família, festas e shows – Implantação de barreiras sanitárias de vigilância

Medida obrigatória 

Nessa fase, as cidades não vão ter opção de aderirem ou não ao programa Minas Consciente. “Ela (Onda Roxa) não é opcional. Antes, cabia aos prefeitos decidir se iria ou não aderir ao programa Minas Consciente. Agora, não há mais essa opção porque estamos falando de um possível colapso na saúde desses municípios. A prefeitura que estiver nessa onda terá duras restrições a comércios não essenciais”, afirmou.Consciência 

A superintendente de Vigilância Epidemiológica Janaína Passos de Paula lembra que é importante seguir todas as medidas de isolamento para que essa fase passe o mais rápido possível.

“O importante nesse momento é que toda população tenha consciência de que a situação assistencial nesses dois territórios está complexa e que todos precisam colaborar. Todos precisam ficar em casa. Não aglomerar, não fazer festa e sair só quando for essencial. É importante que a população siga as orientações para que não entremos em colapso”, Janaína.

Onda Vermelha 
O governador de Minas, Romeu Zema, explicou ainda que as regiões Triângulo Sul, Norte do Estado e Leste do Sul estão na Onda Vermelha do Minas Consciente, anterior a Onda Roxa. Os municípios que compões as três áreas de Minas estão sendo acompanhadas diariamente para identificar se vão permanecer nessa fase ou se passam para essa onda com medidas mais duras.
Fonte: Itatiaia



03/03/2021 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?