NOTÍCIAS

Uberlândia é categoria ‘A’ do Mapa do Turismo Brasileiro; veja ranking de mais cidades do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste


Uberlândia é a única cidade do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste classificada na categoria “A” do Mapa do Turismo Brasileiro 2022, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur) no fim de março.

Nas regiões, 37 das 76 cidades que fazem parte da área de cobertura da TV Integração foram classificadas no mapa. Em 2019, o número de municípios na lista era menor, 25. Veja abaixo a classificação.

Ao todo, o estudo listou 2.542 municípios brasileiros que têm alguma atividade turística ou meios de hospedagem. Em Minas Gerais, 567 municípios foram cadastrados, sendo que além de Uberlândia, apenas Belo Horizonte e Poços de Caldas foram classificadas na categoria “A”.

De acordo com o Ministério do Turismo, o mapa agrega municípios que consideram o setor turístico como estratégico para o desenvolvimento sócio-econômico. A classificação é feita em categorias entre “A” e “E” e leva em consideração itens como número de estabelecimentos de hospedagem e emprego nestes locais, estimativa de visitantes nacionais e internacionais e arrecadação de impostos federais no setor.

Para participar do ranking, cada município deve atender a critérios como, por exemplo, ter órgão de turismo, orçamento definido para investimentos e ter Conselho Municipal de Turismo ativo. A inscrição é feita na plataforma Sismapa, do MTur.

O mapa permite que a administração municipal avalie o desempenho do setor de turismo e oriente ou desenvolva ações.

A região turística é a que tem mais municípios classificados. Ao todo, o Ministério do Turismo classificou 16 municípios no mapa.

O destaque é Uberlândia, que teve a melhor classificação. De acordo com o levantamento, a cidade recebeu 584.716 visitantes domésticos e 18.732 internacionais, em 2021.

O município tem 54 estabelecimentos de hospedagens que, juntos, geraram 907 vagas de empregos diretos.

“Temos uma forte tradição no turismo de negócios, mas também nos destacamos pela nossa história, religiosidade, cultura e lazer”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

Ainda na região, Uberaba também se destacou, sendo classificada na categoria “B”. Em 2021, a cidade recebeu 168.288 turistas nacionais e 5.554 internacionais. São 41 estabelecimentos de hospedagem que empregam 593 pessoas.

Classificação dos municípios da Rota do Triângulo

MunicípioCategoria
AraguariC
AraporãD
Cachoeira DouradaD
CentralinaD
Conceição das AlagoasC
FronteiraD
ItapagipeD
IturamaC
Limeira do OesteD
PirajubaD
PlanuraD
SacramentoC
Santa VitóriaC
São Francisco de SalesD
UberabaB
UberlândiaA

Conforme o Mapa do Turismo Brasileiro 2022, a região turística tem 5 cidades classificadas. Destaque para Patrocínio, que foi inserida na categoria “C”.

No ano passado, os 15 estabelecimentos de hospedagem receberam 48.384 visitantes domésticos e 938 internacionais. As hospedarias empregaram 117 pessoas.

Classificação dos municípios do Caminhos do Cerrado

MunicípiosCategoria
Carmo do ParanaíbaD
PatrocínioC
Rio ParanaíbaD
São GotardoC
Serra do SalitreD

Segundo o MTur, a região turística tem 5 municípios que fazem parte da área de cobertura da TV Integração. Todos foram classificados nas categorias “D” ou “E”.

Classificação dos municípios do Lago Três Marias

MunicípiosCategoria
ArapuáE
MatutinaE
São Gonçalo do AbaetéD
TirosD
Varjão de MinasD

Nascentes Gerais e da Canastra

Na região, a área de cobertura da TV Integração conta com 2 representantes. Destaque para Araxá, que recebeu 44.499 turistas nacionais e 1.606 internacionais em 2021.

Classificação dos municípios da Nascentes Gerais e da Canastra

MunicípioCategoria
AraxáB
TapiraD

Noroeste Gerais e Alto Paranaíba

Dos 9 municípios listados, Paracatu e Patos de Minas foram destaque da região turística. Juntos, os municípios receberam no ano passado 212.234 turistas nacionais e 3.627 internacionais.

Paracatu empregou 209 pessoas em 21 estabelecimentos de hospedagem. Já Patos de Minas tem 25 hospedarias, que geram 266 empregos.

Classificação dos municípios do Noroeste Gerais e Alto Paranaíba

MunicípioCategoria
CoromandelD
Guarda-MorD
João PinheiroC
LagamarC
Lagoa GrandeD
ParacatuB
Patos de MinasB
Presidente OlegárioD
VazanteD

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


12/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?