NOTÍCIAS

Advogada denuncia agressão em abordagem policial em Uberaba: 'Fui mostrar minha identificação e ele me deu um mata leão'


A advogada Monalisa Oliveira Santos denuncia que foi vítima de agressão durante abordagem da Polícia Militar (PM) em Uberaba. O caso teria ocorrido na última segunda-feira (18) e, além dela, outras pessoas que estavam no local também foram agredidas.

Em nota a PM informou que vai apurar o caso porque preza pela transparência das ações. Veja a nota da íntegra no fim deste texto.

Segundo a advogada, a ação começou quando os militares abordaram o irmão dela.

“A Polícia estava passando, já abordou ele, viu que ele estava saindo da casa e já entrou lá. Ele com medo, que a gente sabe que a abordagem policial tem um pouco de agressão, […]pediu para a minha mãe me chamar para acompanhar a abordagem”.

Monalisa então pediu aos policiais um mandado de busca e apreensão e se apresentou como advogada, quando foi mostrar o celular com a carteira da OAB, diz ter sido agredida.

“Quando eu fui procurar o aplicativo para poder mostrar minha identificação profissional, ele simplesmente me deu um mata leão, me jogou para dentro da casa do meu irmão na garagem. Um outro policial me jogou contra a parede, me algemou e me levou para dentro da casa do meu irmão”, detalhou.

Ainda conforme a advogada, uma vizinha que gravava a ação dos policiais e a sobrinha, de 16 anos, também foram agredidas. “Eles viram, foram até a casa dela, pegaram ela, levaram ela e minha sobrinha para a casa do meu irmão. Minha vizinha estava algemada, minha sobrinha ainda não”.

“Nesse momento, um sargento pediu para algemar a minha sobrinha. Eu questionei essa outra ilegalidade. Eu falei que ela não poderia fazer aquilo porque ela era menor. Nesse momento, ele chegou perto dela, perguntou se ela era menor e deu um tapa na cara dela”, contou.

Ela e os outros envolvidos foram levados para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para fazer um exame de corpo e delito e, depois, encaminhados para a Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), onde assinou um termo de comparecimento.

Monalisa durante entrevista para a TV Integração — Foto: Reprodução/TV Integração

Monalisa durante entrevista para a TV Integração — Foto: Reprodução/TV Integração

Em nota, a OAB Uberaba repudiou o suposto ato praticado pelos policiais militares contra a advogada. A nota ainda diz que:

“A 14ª Subseção se solidariza com a advogada e reafirma seu papel de defensoria intransigente da classe e não poupará esforços para que seja restabelecida a garantia ao livre exercício da advocacia. A OAB Uberaba exige do comando da Polícia Militar a identificação e punição exemplar dos policiais envolvidos para que tais atos não se repitam”.

Manifestação da OAB em frente à 5ª RPM em Uberaba, após advogada denunciar agressão policial — Foto: Reprodução/TV Integração

Manifestação da OAB em frente à 5ª RPM em Uberaba, após advogada denunciar agressão policial — Foto: Reprodução/TV Integração

A ordem realizou uma manifestação ocorreu na manhã desta sexta-feira (22), na frente da 5ª Região da Polícia Militar (RPM).

“Queremos apenas a elucidação dos fatos. Apuração rigorosa e imparcial, para que seja feita justiça ao caso que está sendo discutido hoje aqui”, comentou o presidente da OAB Uberaba, Eduardo Jardim.

O que diz a Polícia Militar

A 5ª Região de Polícia Militar em Uberaba informou em nota que “não aplicará nenhuma punição aos policiais militares envolvidos na ocorrência, sem que lhes seja dado o direito de se defenderem das acusações e sem que fique devidamente comprovado que houve alguma irregularidade em suas atuações. A apuração se dará não por exigência da OAB, mas por ser a PMMG uma instituição que preza pela transparência de suas ações”.

Advogada afirma ter sofrido agressão policial em Uberaba

Advogada afirma ter sofrido agressão policial em Uberaba

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


22/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?