NOTÍCIAS

Com inaugurações, homenagens e lançamento de livro, UFV celebra os 15 anos do campus em Rio Paranaíba

A Universidade Federal de Viçosa comemorou nesta segunda-feira (26), os 15 anos de implantação do campus em Rio Paranaíba. A cerimônia foi realizada de forma híbrida, seguindo todos os protocolos de biossegurança contra à covid-19. Estiveram presentes autoridades municipais e da própria instituição.

Na oportunidade foi feito o lançamento do livro “15 anos da UFV-Campus Rio Paranaíba – Uma história de sucesso”, escrito por Jeremias Brasileiro e Lara Luiza. Segundo as informações, o livro traz um registro de diversos olhares institucionais e políticos que foram primordiais para a instalação do campus no município. Os escritores receberam uma placa de agradecimento das mãos do diretor-geral do campus, Prof. Renato Ruas.

Também foram inauguradas três obras, sendo a usina fotovoltaica que é composta por 392 painéis em uma área de cerca de 1.200 metros quadrados. A usina, segundo as informações, faz parte do Programa de Eficiência Energética implantado pela atual administração da universidade. O viveiro de mudas também foi inaugurado e foi desenvolvido em conjunto com as empresas júnior de agronomia e engenharia civil. Por fim, também foi entregue à comunidade acadêmica, o prédio do Centro Integrado de Pesquisas – CIP que possui 19 laboratórios e 18 gabinetes de professores. O centro, de acordo com o Prof. Everaldo Antônio Lopes, representará um ponto de virada na produção científica do campus. A obra foi iniciada em 2009 e sua finalização envolveu R$ 3,3 milhões aportados pela Finep e R$ 1,6 milhões da própria UFV.

 Em agradecimento ao empenho de trazer o campus para Rio Paranaíba, foi entregue uma placa às filhas do ex-prefeito Jaime Silva, Abadia Cristina da Silva e Ana Claudia Resende Silva. Pelo mesmo motivo, também foi homenageado o engenheiro agrônomo Nilton Alves de Oliveira, dirigente do Incra.

A vice-reitora Rejane Nascentes, ex-diretora geral do campus, não pôde comparecer. Mas em uma mensagem lida pelo cerimonialista, ela destacou que se sente imensamente honrada por ter sido professora, coordenadora de curso, chefe de instituto, diretora de Ensino e diretora-geral do campus mais novo da UFV. Comentou sobre o orgulho que tem em testemunhar o quanto o campus se desenvolveu e a contribuição que ele dá ao desenvolvimento de toda a região do Alto Paranaíba e entorno. “O campus cresce em tamanho físico e também na relevância do trabalho desenvolvido no ensino, pesquisa e extensão. São 15 anos de muito avanço e muitas conquistas, fruto do trabalho inestimável de tantos colaboradores”. A vice-reitora deixou registrado os votos de que os próximos 15 anos sigam esta mesma direção de sucesso.

Entre os convidados do aniversário estava Eduardo Gomes Salgado, diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior. Representando o secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, ele comentou sobre sua alegria em participar da cerimônia de celebração dos 15 anos do campus, motivo de sua primeira viagem oficial pelo Ministério da Educação desde o início da pandemia. “Foi bonito ver como uma universidade contribui para uma região e quanto uma região contribui para uma universidade em termos de crescimento. A UFV está de parabéns e toda a região de Rio Paranaíba também”.




27/07/2021 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?