NOTÍCIAS

ExpoZebu 2022: Concurso Leiteiro bate recorde de inscrições | Especial Publicitário Expozebu


No ano em que completa sua 42ª edição, o número de inscrições para o Concurso Leiteiro da ExpoZebu foi recorde. No total, 71 matrizes foram inscritas para a prova esse ano.

Para o técnico responsável pelo Concurso Leiteiro, Alexandre Antônio Leite, o evento é uma oportunidade de consagrar o potencial produtivo do Zebu leiteiro, sendo que o concurso é dividido em três campeonatos, por raça, em função da idade: fêmea jovem, com menos de 36 meses; vaca jovem de 36 até 48 meses; e vaca adulta, superior a 48 meses.

Pelo cronograma da prova, os pavilhões serão fechados dia 29 de abril, e, a partir deste momento começam as ordenhas preliminares. Serão três ordenhas diárias, às 6h, 14h e 22h, no complexo Leiteiro Vanderley de Andrade. As ordenhas oficiais começam dia 1° de maio, às 14h. Todo o processo é fiscalizado pelos jurados 24h por dia, até o dia 4 de maio.

Sobre o resultado final do concurso, vale lembrar que será obtido por meio da eliminação da ordenha de maior produção, dentre as dez oficiais durante o concurso. Os resultados serão apresentados tendo como base a produção total de leite e leite corrigido para sólidos totais e a produção média de leite e leite corrigido para sólidos totais em 24 horas.

Entre as novidades desta edição da ExpoZebu está a criação do concurso ‘Tipo Funcional Leiteiro’, que comtemplará a escolha de uma matriz independente da categoria de idade, que represente a raça nos quesitos: aprumos anterior e posterior, profundidade e comprimento da matriz, sistema mamário e racial.

Para conferir mais informações sobre o Concurso Leiteiro, como também o regulamento completo da feira, clique aqui.



Fonte: G1


28/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?