NOTÍCIAS

Incêndios criminosos destrói áreas de preservação, causam prejuízos e mata animais em Rio Paranaíba

E os incêndios criminosos em diversas partes de Rio Paranaíba na madrugada desta segunda-feira (20), causaram prejuízos irreparáveis tanto para o meio ambiente quanto à economia de famílias carentes do município. Os atos criminosos iniciaram ainda na noite de domingo (21), onde nossa reportagem flagrou novamente, um incêndio no Loteamento Jardim Europa, nos fundos do Parque do Zarico, onde existe uma área de preservação ambiental.

O fogo alto podia ser visto em diversas partes da cidade. Já na manhã desta segunda-feira, nossa redação recebeu informações de a área de prevenção ambiental no bairro São Francisco e Samambaia também foi incendiada durante a madrugada. De acordo com as informações, o fogo queimou cerca de 03 hectares, ou seja, 30 mil metros quadrados de área ao redor da nascente que abastece a cidade.

Ambientalistas estão preocupados com a grande quantidade incêndios que vem sendo registrados em Rio Paranaíba nos últimos dias, principalmente, próximo a áreas de preservação ambiental ou próximo a nascentes de água. Além da seca que castiga toda região, os incêndios criminosos também contribuem para que o abastecimento de água seja afetado.

De acordo com o professor da Universidade Federal de Viçosa, Alberto Filho, responsável pelo projeto Rio Paranaíba mais verde, a falta da mata pode acarretar na diminuição do volume de água nas nascentes, aliado à crise hídrica que estamos passando. Ele conta ainda que a rearborização pode regenerar, mas pode demorar pelos menos 20 anos. “A falta da mata pode acarretar na diminuição do volume de água nas nascentes, somado ao fato que já estamos passando por uma crise hídrica. A rearborização pode regenerar, mas demora pelo menos uns 20 anos’.

E não foram só as áreas de preservação ambiental que foram atingidas por incêndios criminosos nas últimas horas em Rio Paranaíba. Nossa redação também recebeu relatos de que lixão que fica na parte baixa da cidade foi incendiado criminalmente e queimou, além da vegetação ao redor, materiais recicláveis dos trabalhadores.

Segundo as informações de uma moradora que trabalha no local recolhendo material reciclável, todo o material que ela e os seis trabalhadores tinham guardado foi queimado, sendo que o prejuízo está em torno de R$ 5.000,00. Nick, como é conhecida, ainda conta que os oito dos cães que ficavam no local morreram queimados em meio às chamas.

Nossa redação conversou com ela por telefone e, de acordo com o relato dela, o caminhão pipa da prefeitura municipal já está no local para apagar as chamas que se alastraram rapidamente. Nick agora pede a ajuda da população para reerguerem a vida. Quem puder ajudar, entre em contato através do telefone: (34) 9 9990-8268.

Como nossa redação já divulgou diversas vezes em outras matérias sobre o tema, é crime atear fogo em lotes vagos. A pena é quem for flagrado cometido esse crime é de um a cinco anos de prisão, além de multa. O município também possui lei que proíbe essa prática criminosa.




20/09/2021 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?