NOTÍCIAS

Treinamento preventivo é realizado pela Mosaic Fertilizantes nas lagoas de resíduos em Uberaba


A Mosaic Fertilizantes vai realizar um treinamento preventivo nas lagoas de resíduos de Uberaba na terça-feira (15), a partir das 8h. A ação faz parte de uma série de simulados para situações de emergência no entorno das estruturas da empresa em Minas Gerais.

O intuito é fortalecer uma cultura de prevenção e resiliência, testar os recursos, rotas de fuga e pontos de encontro na Zona de Autossalvamento (ZAS) das lagoas, assim como o tempo de resposta da população presente nesta área.

Moradores da comunidade Portos de Areias/Ranchos, na zona industrial de Uberaba, irão participar do treinamento. A Mosaic Fertilizantes reforçou que não há qualquer risco iminente e que todas as lagoas e barragens se encontram em conformidade.

“O sistema é preventivo para garantir a segurança da população em caso de emergência. Portanto, os moradores das demais comunidades não precisam tomar qualquer providência adicional”.

A concentração para o simulado será feita no Posto de Comando, que será montado dentro da unidade da Mosaic Fertilizantes. Na ocasião, os participantes receberão as instruções necessárias para que o treinamento ocorra com segurança.

O simulado ocorre na Lagoa SEP I, onde haverá apenas o acionamento da sirene, sem necessidade de evacuação, e também na Lagoa SEP II A, onde além do alerta sonoro, os moradores que estão próximos à Zona de Autossalvamento deverão se dirigir ao Ponto de Encontro definido, encontrar as equipes da empresa e Defesa Civil para fornecer orientações adicionais. O tempo do percurso será avaliado, e uma pesquisa sobre o simulado será realizada no local.

A Mosaic explicou que o Complexo Industrial de Uberaba não conta com atividade mineradora, e as estruturas das Lagoas SEP I e SEP II A são distintas das da área de mineração.

“As lagoas de Uberaba possuem a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE), emitida em julho de 2021, de acordo com as normas da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), não apresentando qualquer risco iminente de rompimento”, disse a Mosaic.

Conforme a Mosaic, o treinamento será realizado em parceria com a Defesa Civil, seguindo o Plano de Ação de Emergências (PAEBM), e previamente alinhada com o Corpo de Bombeiros. A Prefeitura de Uberaba também foi convidada a acompanhar as atividades.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


14/02/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?