NOTÍCIAS

Uberaba 202 anos: após revitalização, Concha Acústica é reinaugurada com projeto cultural em novo formato


Após passar por revitalização, a Concha Acústica será reinaugurada durante a programação do aniversário de Uberaba, comemorado na quarta-feira (2). Com novo formato, o projeto “Concha Cultural” contará com exposição de artes visuais, artesanato, gastronomia e shows musicais.

  • Aniversário de Uberaba tem comemoração com atividades em 15 bairros; veja programação
  • Aniversário de Uberaba: conheça a série especial que será exibida pelo MG1

Durante o mês de março, a Concha funcionará, a partir do dia 12, aos sábados, das 14h às 20h, e aos domingos, das 10h às 14h. Depois, a programação será divulgada semanalmente.

As atividades se iniciam a partir das 9h na praça. Nas artes visuais, o fotógrafo Ramon Magela vai expor trabalhos no Corredor Cultural da Concha. Já o artista Jamilton Souza apresenta uma exposição de desenhos realistas, feitos à lápis, em graduações sobre papel.

A Casa do Artesão, a Associação de Mulheres Rurais de Uberaba (Amur) e o grupo de Chiteiras vão comercializar produtos. Na parte gastronômica, o público vai contar com dois foodtrucks de comida e bebida, além de um foodtruck de chopp e cerveja artesanal.

Os shows têm início às 10h30, com a Orquestra Municipal tocando clássicos do rock. A partir das 11h30, ChoroCultura e convidados comemoram 28 anos do grupo, interpretando chorinhos, sambas, boleros, serestas e MPB. O encerramento será do DJ Renato Bessa.

Durante o evento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) levará informações do projeto Geopark para a população.

Serão oferecidas atividades para crianças, com os livros do projeto Circolando, iniciativa que busca movimentos saudáveis em direção ao riso e a expressividade, coordenada pelo artista Mayron Engel.

Já a Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM) estará presente com livros, cadeiras e banners, além de contar com a participação de escritores para um bate-papo com o público.

Novo formato da Concha Cultural

Segundo o diretor de Ações Culturais da FCU, Paulo Miranda, a proposta da Concha Cultural é criar uma vitrine que engloba a diversidade artística da cidade, com artesanato, música, teatro, artes visuais, dança, literatura e demais modalidades.

O presidente da FCU, Cássio Facure, afirmou que o projeto envolve o governo municipal, com as respectivas secretarias, como um todo.

“É um presente que entregamos, no aniversário da cidade, para a população. É uma oportunidade de a comunidade usar a praça com a garantia de um bom espaço cultural”, afirmou.

Facure também informou que a FCU tem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para cumprir em relação aos shows musicais.

As apresentações deverão seguir regras específicas, prezando pelo baixo impacto sonoro e pela música ambiente, sem utilização de amplificadores em cima do palco e instrumentos de percussão.

As reformas pontuais na Concha Acústica começaram em novembro de 2021 e foram executadas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) e a Fundação Cultural de Uberaba (FCU).

Segundo a Prefeitura, foi construída uma escada, que liga a parte de baixo da praça ao pavimento do palco. Receberam manutenção pontual os ladrilhos hidráulicos, foi feita a instalação de guarda-corpo e corrimãos nas escadas, além de reforço estrutural e troca pontual do alambrado.

Na parte dos fundos da Concha, foi trocada a porta para proporcionar mais segurança. A parte elétrica foi totalmente reconstruída, bem como a iluminação, além da manutenção nas instalações hidráulicas dos banheiros.

Na praça, além da limpeza geral, também foram feitas as roçadas, podas de árvores, pinturas pontuais e instalação da lona.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


01/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?