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São nove trechos que fazem parte da concessão, entre eles da BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio. O prazo de concessão é de 30 anos. Trecho da BR-365 entre Uberlândia Patrocínio
TV Integração/Reprodução
A Concessionária Rodovias do Triângulo iniciou nesta sexta-feira (24) a administração de mais de 600 km de rodovias que cortam as regiões Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
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Ao todo, são nove trechos. O principal deles é o da BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio, com previsão de receber o maior investimento e envolveu diversas decisões judiciais. O leilão foi realizado no dia 8 de agosto de 2022.
De acordo com a concessionária, a previsão é que em 2023 sejam realizados os trabalhos iniciais de correções e manutenção nos pavimentos e drenagem da via, revitalização da sinalização, além da ampliação da segurança viária em toda extensão.
Também há previsão de investimento de R$ 3,2 bilhões em duplicações, terceiras faixas, acostamentos, melhorias de acessos e adequações de pontes e viadutos, além de R$ 2,6 bilhões em serviços operacionais aos usuários. O prazo de concessão é de 30 anos.
Confira os trechos que fazem parte do lote de concessão no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba:
CMG-462: entre Patrocínio e Perdizes, com pavimentação de trecho de 13 km;
LMG-782: entre Monte Carmelo e Iraí de Minas;
MG-190 e LMG-812: entre Romaria, Iraí de Minas e Nova Ponte;
LMG-798: entre Nova Ponte e Uberaba;
MG-427: de Uberaba a Planura, passando por Água Comprida e Conceição das Alagoas;
CMG-452 e BR-452: entre Uberlândia e Araxá;
BR-365: entre Uberlândia e Patrocínio.
Linha do tempo envolvendo a BR-365
O estado de conservação da BR-365 no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é motivo de discussão há muito tempo.
Em 2020, a Justiça determinou a duplicação do trecho de cerca de 220 km entre Uberlândia e Patos de Minas.
No início de 2021, foi assinada uma ordem de serviço para elaboração de estudos e projetos básicos visando a adequação da pista;
Já a concessão do trecho da BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio foi lançada oficialmente em dezembro de 2021, por meio Programa de Concessão do Sistema Rodoviário do Estado de Minas Gerais
Em fevereiro de 2022, o MPF protocolou ação na Justiça e pediu que o trecho entre as cidades seja excluído do programa de concessões rodoviárias do Estado;
No dia 16 de março de 2022, o leilão de 2 lotes do Programa de Concessão do Sistema Rodoviário do Estado de Minas Gerais foi adiado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade a pedido das empresas interessadas. Logo depois, a Justiça suspendeu o leilão de concessão da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio.
No dia 22 de junho, o desembargador do TRF 1ª Região derrubou a decisão e liberou o trecho da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio , para fazer parte do plano de concessão de rodovias do Governo do Estado.
Ainda em julho, o Ministério Público Federal pediu suspensão do leilão, até que a União, o Estado e o Dnit adotassem providências para realizar a duplicação do trecho entre as duas cidades;
No dia 8 de agosto, após leilão, foi anunciado o o Consórcio Infraestrutura MG como o vencedor. No entanto, a Justiça Federal suspendeu o leilão no mesmo dia.
No dia 19 de agosto, a transferência do trecho da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio, ao Governo de Minas Gerais foi considerada ilegal e inconstitucional pela Justiça Federal;
Em setembro, a Justiça liberou o leilão de trecho entre Uberlândia e Patrocínio para concessão.
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Fonte: G1