
MENU

Imagem reprodução: Pixabay
O encerramento do lixão em Rio Paranaíba e a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis marcam uma nova fase na gestão de resíduos do município. Essa transformação, iniciada em agosto deste ano, atende a uma exigência da legislação federal, que determina o fim dos lixões em todo o país. Com isso, a cidade passou a enviar seus resíduos para um aterro licenciado, encerrando definitivamente o antigo lixão, onde muitos catadores trabalhavam em condições precárias.
A inclusão desses trabalhadores no novo sistema de gestão de resíduos visa garantir sua subsistência e dignidade. Segundo a representante da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente, Dra. Carolina a implantação da coleta seletiva no município será gradual, tendo como prioridade, bairros que geram maior quantidade de resíduos. Esse processo proporciona aos catadores, um ambiente de trabalho mais organizado e longe das condições precárias do lixão.
Nos dias 22 e 23 de agosto, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACOMARP) se reuniu com representantes da prefeitura, do Ministério Público, do Meio Ambiente e da Universidade Federal de Viçosa- Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP), para traçar estratégias que garantam a integração dos catadores à coleta seletiva municipal. A Associação, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, tem atuado como agente de transformação da realidade socioambiental da cidade, buscando reduzir desigualdades e preservar o meio ambiente.
A coleta seletiva em Rio Paranaíba começou oficialmente no dia 10 de setembro, no bairro Alto Santa Cruz. A população foi incentivada a separar os resíduos recicláveis todas as terças-feiras e deixar nas portas de suas residências para coleta. Além disso, os Ecopontos já estão em funcionamento, onde os moradores podem levar materiais como papel, plástico, vidro e metal para reciclagem, contribuindo com o processo.
Destine seus recicláveis nos Ecopontos:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Clínica de Especialidades e UBS São Francisco.
O que levar?
Papel: Jornais, revistas, envelopes, cadernos, caixas de papelão, embalagens longa vida, livros rascunhos, cartões etc.
Plástico: Sacolas, copos descartáveis, embalagens de alimento e produtos de limpeza como shampoo, água sanitária, amaciante, desinfetante etc.
Vidro: Garrafas de cerveja e refrigerante, frascos de perfume, copos e potes alimentos em geral.
Metal: Latas de cerveja, refrigerantes e suco, latas de milho, extrato de tomate, fios elétricos e cabos em geral.
O que não levar:
Restos de alimento, cascas de legumes, frutas, casca de ovos, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, curativos, algodão, papel e guardanapos molhados, engordurados ou sujos, fitas e etiquetas adesivas, cinzas e bitucas de cigarro. Estes itens devem ser descartados no lixo comum.
Cuidados Importantes: O óleo de cozinha poderá ser encaminhado à coleta seletiva desde que esteja armazenado em uma garrafa PET.