
MENU

O Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos, na residência Domus Sanctae Marthae, no Vaticano. A informação foi confirmada pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, que anunciou o falecimento às 9h47 (horário local), cerca de duas horas após a morte do pontífice.
Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, Francisco foi eleito papa em 2013, tornando-se o primeiro pontífice latino-americano da história. Seu papado foi marcado por uma abordagem pastoral centrada nos pobres e marginalizados, além de reformas significativas dentro da Igreja Católica.
Durante seus últimos meses, Francisco enfrentou problemas de saúde, incluindo uma internação de cinco semanas devido a uma infecção respiratória e pneumonia bilateral. Fontes não oficiais sugerem que a causa da morte possa ter sido um problema cerebral, possivelmente um derrame.
A notícia da morte de Francisco gerou uma onda de condolências em todo o mundo. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou a humildade e o amor do papa pelos menos afortunados. O presidente da Itália, Sergio Mattarella, e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também expressaram pesar pela perda.
O corpo de Francisco será velado na Basílica de São Pedro por três dias, com o funeral previsto para ocorrer entre quatro e seis dias após o falecimento. O cardeal Farrell assumirá a administração temporária do Vaticano até a realização do conclave, que deverá ocorrer dentro de três semanas para eleger o novo papa.
Francisco foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro com bronquite e depois apresentou uma infecção polimicrobiana.
Com informações da CNN